SANTA BÁRBARA : Sanep diz que barragem não oferece riscos
Após o país registrar o rompimento da Barragem da mineradora Vale, em Brumadinho (MG), o Sanep divulgou nota para tranquilizar a população e esclarecer sobre publicação veiculada na versão online do jornal Zero Hora que noticia o risco de rompimento da Barragem Santa Bárbara.
Não há indícios ou riscos de colapso da Barragem Santa Bárbara. É realizado um monitoramento diário no local, com execução de manutenções periódicas para qualificar o seu funcionamento.
É importante esclarecer que, em junho de 2017, Pelotas recebeu o diretor do Departamento de Recursos Hídricos da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado do Rio Grande do Sul, Fernando Meirelles, que promoveu curso de capacitação de “Inspeção de Segurança de Barragens” aos servidores da autarquia. Na época, Meirelles vistoriou a Barragem e fez recomendações de manutenções preventivas, que foram executadas pelo Sanep desde então. Surpreende a informação divulgada pela imprensa, já que o Sanep não foi notificado oficialmente, tampouco tinha conhecimento do relatório da Agência Nacional de Águas (ANA).
Entre as recomendações indicadas por Meirelles e já executadas pelo Sanep estão a impermeabilização do vertedouro, a desobstrução do canal e correções no talude. Também finalizamos a instalação de piezômetros (aparelhos que indicam a estabilidade dos maciços, estrutura da Barragem).
O Sanep reforça à população que não há motivo para preocupação e que as manutenções necessárias são realizadas preventivamente.