SANTA SILVANA E CERRITO : Moradores denunciam falta de transporte
Um grupo de moradores das colônias Santa Silvana e Cerrito Alegre, 6º e 3º Distritos de Pelotas, entregaram ao vereador Professor Adinho (PPS) um documento denunciando o fim do transporte coletivo que atendia aos professores das escolas Dirceu Moreira, que é estadual, Dr. Berchon, Henrique Peter e Evaristo Veiga, municipais, no trajeto de ida e volta entre a zona rural e a cidade, além dos estudantes que frequentam aulas de qualificação profissional em escolas noturnas.
“A linha não existe mais e coloca professores em situação precária e de vulnerabilidade”, afirma o documento.
Para o vereador Adinho, embora nem todos os alunos e professores sejam da rede municipal, “todos são de Pelotas, então temos a obrigação de resolver o problema”. De acordo com o parlamentar, já está sendo avaliada a possibilidade de outra empresa de transporte coletivo assumir a linha, mas caso não haja interesse, existe a opção de ser criada uma associação de moradores para receber subsídios do município e alugar um veículo.
O próprio vereador afirma que a situação ainda não chegou ao limite e deve ser resolvida antes que a greve no IFSUL encerre. “Os alunos de Pelotas costumam se utilizar de transporte que vem de Turuçu, mas quando a greve acabar eles não terão mais lugar no ônibus. Temos que resolver o problema para que eles não desistam de estudar”.
Já o vereador Beto Z3 (PT), que se manifestou da tribuna a respeito do tema, disse que a Prefeitura tem ônibus novos para o transporte escolar e motoristas suficientes para serem deslocados para essas linhas, “o Executivo é que não resolve”.