SANTA TEREZINHA : Moradores bloqueiam rua em protesto pelos alagamentos
Alagamentos constantes acabaram com a paciência da população da rua São Paulo
Cansados de ver as casas invadidas pela água e pelo esgoto e de arriscar a segurança e as saúde toda a vez que precisam sair em dias de chuva, um grupo de moradores da rua São Paulo na Santa Terezinha resolveu protestar esta semana.
No início da noite de quarta-feira eles trancaram o cruzamento com a rua Santa Clara – um dos mais movimentos do bairro – para cobrar a realização de obras urgentes.
“Chove e alaga tudo, quando os ônibus passam empurram para dentro das casas essa água misturada com o esgoto que verte nesses dias”, conta o auxiliar de serviços gerais, Luis Otávio Rosa, 52 anos, sendo 14 morando na São Paulo. Pela vizinhança também sobram reclamações a respeito de serviços mal feitos ou inacabados tanto por parte das equipes do Sanep como da empresa terceirizada encarregada da limpeza urbana. Um dos exemplos mais citados é o esgoto da rua Santa Maria cujos canos se partiram pouco tempo depois de instalados. “Já se pediu ajuda para secretário, diretor do Sanep, vereador e ninguém resolve. A cada ano a situação só piora”, diz a funcionária pública, Lúcia Bohmer, 51 anos.
Relatos dos moradores indicam, ainda, mesmo após a chuva cessar a água permanece acumulada no meio da São Paulo durante várias horas sem escoar.
AUDIÊNCIA – Nesta sexta-feira, a partir das 11h, representantes dos moradores irão se reunir com a secretária de Governo, Clotilde Vitória. O encontro mediado pelo vereador Marcos Ferreira, o Marcola (PT) tem como objetivo preparar uma reunião conjunta com a direção do Sanep, além dos secretários de Transporte e Trânsito e do Obras para discutir a solução dos problemas. “É preciso uma ação conjunta destas secretarias pois a solução emergencial mais adequada é rebaixar a rua Santa Clara no cruzamento com a São Paulo, para depois construir uma nova galeria para escoar o esgoto pluvial”, explica Marcola.
ial’> O Bloco foi fundado no ano passado, e originou-se no Clube de Futebol Barreto, tradicional entidade do bairro Fátima. Com 90% dos abadás já comercializados, o Bloco vai apresentar uma marcha frevo de autoria de Ladislau Cavalheiro e J.J. Soares, acompanhado da Bateria do Bloco Dona da Noite.