SÃO CRISTÓVÃO : Paroquianos preparam festa da igreja e procissão motorizada
Depois de 30 anos, quando foi realizada pela primeira vez, a procissão de caminhões em devoção ao santo protetor dos motoristas já se transformou em tradição da cidade.
A programação da 30ª Festa de São Cristóvão e do Motorista, que começou no dia 27 de junho, prossegue hoje às 20h no salão paroquial, na Igreja Matriz da Paróquia São Cristóvão, rua Lindolfo Collor, nº 80, bairro Três Vendas, com palestra sobre o tema “Somos todos passageiros. Respeite, preserve e sirva a vida”. A principal atração da Festa de São Cristóvão e do Motorista é a tradicional procissão de caminhões. Espera-se que mais de mil motoristas estejam lá para seguir o caminhão que vai à frente da procissão, carregando a imagem de São Cristóvão esculpida em madeira de cedro.
No ano de 1985, a quantidade acidentes na curva da morte (av. Fernando Osório) assustava os motoristas e principalmente os caminhoneiros, que até hoje circulam muito por ali. Naquele momento, o então bispo da arquidiocese de Pelotas (hoje bispo emérito), Dom Jayme Chemello, teve a ideia de criar uma paróquia sob a égide de São Cristóvão. A homenagem servia não só para agregar os fiéis do bairro Três Vendas, mas também para proteger os motoristas que sofriam tantos acidentes na temerosa curva da morte. À época, o padre José Schramm era pároco da Paróquia da Luz. Ele, que já tinha ajudado a erguer outras igrejas na cidade e região, participou ativamente da construção da Igreja de São Cristóvão e da Paróquia, da qual se tornou pároco e faleceu servindo ao santo protetor dos motoristas. Hoje, o pároco é o Pe. Guilherme, que reside na Igreja Matriz.
A reportagem do DIÁRIO DA MANHÃ visitou a igreja no bairro Três Vendas, conhecida pela grande escadaria, onde a coordenadora Leonila Seus contou sobre a Festa e a Paróquia de São Cristóvão. Leonila falou sobre a criação, sobre a ajuda dos caminhoneiros da região, na sua maioria descendentes de imigrantes e até mesmo sobre a história do santo lá em Toledo, na Espanha. A procissão motorizada, em honra a São Cristóvão é no dia 26 de julho, a partir das 8h30. A partida será na Igreja Matriz, de onde seguirá pela rua Marcílio Dias, passando pelas avenidas Bento Gonçalves e Duque de Caxias, saindo através da av. Cidade de Lisboa para a BR 116, de onde voltarão para a Igreja pela av. Fernando Osório.