Diário da Manhã

segunda, 23 de dezembro de 2024

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SÃO LOURENÇO DO SUL : Inscrições para o 30º Reponte nas linhas campeira e regional

25 fevereiro
09:03 2014
Cristiano Quevedo também estará na programação

Cristiano Quevedo também estará na programação

Até sexta-feira poderão ser efetuadas inscrições ao 30º Reponte da Canção. Referência à arte nativista, a coordenação do festival está recebendo inscrições nas linhas campeira e de manifestação regional. O evento que destaca São Lourenço do Sul, neste ano será realizado entre os dias 4 e 6 de abril. Como local, o Galpão Crioulo do Camping Municipal. A Comissão Organizadora do festival sugere “especialmente àqueles que pretendem enviar seus trabalhos via Correio, que o façam em tempo hábil, devido ao feriado de Carnaval”. Inscrições por via postal ou no site: festivalreponte.com.br. Informações nos fones: (53) 3251.9599 ou 3251.9519.

ATRAÇÕES – A programação de shows terá talentos que se destacam na região, Estado e País. Dia 4, dupla César Oliveira e Rogério Melo no Galpão Crioulo. No espaço Praça da Alimentação, o consagrado grupo fandangueiro “Os Serranos”. No sábado, dia 5, show nacional com Sérgio Reis. O intérprete de “O Menino da Porteira”, será a atração no Galpão do Camping. Já na Praça da Alimentação, o piratiniense Cristiano Quevedo e Cristiano Vieira. No domingo, show com o humorista Paulinho Mixaria.

Dupla gauchesca César Oliveira e Rogério Melo

Dupla gauchesca César Oliveira e Rogério Melo

SELEÇÃO dos inscritos foi antecipada e acontecerá dias 8 e 9 de março. Em cada linha, campeira e regional, serão escolhidas sete composições. Também serão selecionadas duas composições do 22º Pérola em Canto, promoção que valoriza a arte lourenciana. Organizadores acrescentam: “As músicas selecionadas receberão, a título de premiação, direitos autorais e artísticos, o valor de R$4 mil. Já as músicas oriundas do Pérola em Canto, receberão a quantia de R$3 mil. Informações também no site: saolourencodosul.rs.gov.br

JURADOS da linha regional: letrista Rômulo Chaves (Palmeira das Missões); prof. e músico Paulo Gaiger (Pelotas); músico Oberdan Wasckow (São Lourenço). Linha campeira: letrista Gujo Teixeira (Lavras do Sul); intérprete Leo Almeida (PoA); músico Maykel Paiva (Dom Pedrito).

EVENTOS paralelos ao Reponte: 22º Pérola em Canto; 9º Encontro Estadual de Invernadas “São Lourenço em Dança”; 10ª Feira de Economia Solidária.

A importância do Reponte da Canção

Por Maurício Raupp Martins*

Cantor Sérgio Reis será atração nacional no Galpão Crioulo

Cantor Sérgio Reis será atração nacional no Galpão Crioulo

Toda forma de resgate e manutenção de identidade é importante. Somente estes fatores já tornam um festival de música nativa importante, mas quando um festival consegue fazer isso durante 29 anos de forma ininterrupta, ele passa a ser visto como um pilar de sustentação e como referência de um evento que deu certo. Poucos festivais conseguiram isso ao longo do tempo. O Reponte goza desse privilégio. Mas a importância do Reponte não se restringe ao número de edições ininterruptas. O Reponte dialoga com o rural e o urbano, com o passado e o presente e lança propostas para o futuro. Faz isso através da manutenção de duas linhas distintas que se complementam e permitem a oxigenação dos temas que são abordados.

Na linha campeira, os temas do universo rural, mas sem se descuidar dos temas atuais e inerentes a todo ser humano. Na linha livre, não existem condicionantes com relação aos temas, mas se busca respeitar a cultura do sul, seus ritmos, realidades específicas de cada região do Estado. Uma proposta que busque conciliar um campeiro universal e uma projeção com raízes, mantendo a identidade, respeitando a diversidade e dialogando com todos os públicos. Além disso, tendo ciência de que o tipo humano denominado gaúcho ou gaucho é comum ao Uruguai, Argentina e Rio Grande do Sul, em especial à região sul de nosso Estado, o Reponte abriu suas portas e estendeu suas fronteiras aos compositores destes dois países, buscando um efetivo intercambio cultural, o qual vem surtindo bons resultados tanto em termos musicais, culturais, como de divulgação de São Lourenço do Sul para com relação a estes dois países.

Grupo consagrado “Os Serranos” na Praça de Alimentação

Grupo consagrado “Os Serranos” na Praça de Alimentação

Toda esta mistura de tendências, ritmos, culturas, faz do Reponte mais do que um festival, o torna um encontro cultural regional e internacional. Mas não bastaria tudo isso se não houvesse democracia e transparência com relação ao critério de escolha e seleção das músicas participantes do evento. O Reponte, então, mais uma vez inovou. Os integrantes do corpo de jurados são eleitos pelo público durante a realização do evento do ano anterior. São colocadas à disposição do público 4 listas contendo 3 nomes para cada uma das linhas, sendo um letrista, um músico e um intérprete. O critério para a escolha dos nomes é a capacidade de cada um dos indicados e o fato de que nenhum dos jurados possua entre si relação profissional ou artística ou, ainda, vínculos de amizade e que sejam de regiões diferentes do Estado. O objetivo é, além de assegurar transparência quanto à escolha dos jurados, que o júri seja formado por pessoas com gostos e culturas musicais distintas, o que assegura uma maior independência na decisão de cada um dos jurados e que nenhuma expressão artística seja ignorada. Além da eleição dos jurados, outras importantes alterações privilegiam a participação. Foi criado um critério objetivo para a classificação de cada uma das concorrentes, sendo atribuídos pesos à letra, música, interpretação, arranjo e palco. O somatório destas notas indicará o resultado final. Esse critério encontra-se inserido em programa de computador criado especialmente para o festival.

Cada jurado conta com um computador à sua disposição, que somente ele pode manusear e impostar suas notas, o que ocorre ao final da apresentação de cada uma das concorrentes. Para coroar a transparência, na noite final do evento, as notas proferidas pelos jurados a cada uma das participantes é lançada em telão que se encontra no interior do Galpão Crioulo, à disposição de todos os participantes do evento.

Todas essas alterações demonstram que o Reponte tem uma visão de participação, de democracia, de solidariedade e igualdade. Essa visão se reflete na busca da qualidade artística, na participação com qualidade e não à competição. Como forma de privilegiar a participação em detrimento da competição, o Reponte adotou mais algumas posições que foram inovadoras no mundo dos festivais: 1) fixou ajuda de custo elevada (próxima à premiação paga por muitos festivais) para todos os concorrentes; 2) nenhuma das músicas classificadas é eliminada, todas integram automaticamente o CD e DVD do festival; 3) as vencedoras do festival recebem apenas troféus, não havendo premiação em dinheiro. Como resultado disso, o espírito que reina no festival é o de harmonia e cooperação, de alegria de estar participando.

Portanto, são 29 anos de Reponte, sempre inovando, procurando contribuir para, à sua maneira, instigar o futuro desse movimento que é tão importante para a manutenção da nossa identidade. Essa é a maior importância do Reponte. Não são apenas 29 anos de festival, mas a permanente busca pela combinação arte com vida, vida democrática e transparente.

*Integrante da Comisão Artística do Reponte da Canção.

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