SÃO LOURENÇO DO SUL : Südoktoberfest bate recorde e faz a Maior Polonaise do Mundo
A 31ª Südoktoberfest bateu recorde na tarde da última sexta-feira (12), mesmo com muita chuva.
A programação era de que a dança percorreria ruas centrais de São Lourenço do Sul, mas devido a chuva a Polonaise foi dentro dos pavilhões da festa, onde 402 pares quebraram o recorde, dançando por mais de uma hora.
A inciativa do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Sonnenschein, realizador da Südoktoberfest, contou com a participação de pessoas das mais diversas idades, que atenderam ao chamamento e fizeram uma dança não apenas enorme, mas muito alegre, com a participação também de Walter e Wilma, os mascotes da Südoktoberfest.
O atual recorde da Maior Polonaise do Mundo foi batido em 2015 pela cidade de Wieliczka, na Polônia, com 165 pares. Este é o recorde que a Südoktoberfest bateu, mais de que o dobro do que seria necessário, com objetivo não apenas de valorizar a cultura germânica, mas também incentivar a participação popular e tornar São Lourenço do Sul mundialmente reconhecido com um recorde.
A Polonaise
A dança da Polonaise é tradicionalmente a que abre os bailes típicos, reunindo os participantes em sequência, que seguem os passos do primeiro par e serve como uma integração dos presentes para abrir a festa. Surgiu na Europa e se expandiu pelo mundo com os fluxos migratórios, tornando-se comum em várias culturas, entre elas, nas colônias alemãs.