SARAMPO : Imunização é prorrogada até o dia 31 de agosto
A quarta etapa da Mobilização Nacional de Vacinação contra o Sarampo foi prorrogada pelo Ministério da Saúde até o dia 31 de agosto. Em Pelotas, a população de 20 a 49 anos deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência ou o Centro de Especialidades para receber a dose.
Devido à Covid-19, o baixo número de pessoas buscando a vacina, principal medida de prevenção e controle do sarampo, fez com que o governo federal prolongasse a imunização.
Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde (SMS), Rita de Cássia Carvalho, o esquema de vacinação de rotina compreende:
- · * Pessoas de 12 a 29 anos, que precisam ter duas doses de vacina com os componentes de sarampo, caxumba e rubéola;
- · * pessoas de 30 a 59 anos, que precisam ter uma dose de vacina com os componentes de sarampo, caxumba e rubéola; e
- · * profissionais de saúde, independentemente da idade, que precisam ter duas doses de vacina com os componentes de sarampo, caxumba e rubéola.
A servidora ainda ressalta que a dose zero, dos 6 aos 11 meses, é aplicada com a tríplice viral. “Além disso, é necessário lembrar que a vacina é contraindicada para gestantes e bebês menores de 6 meses. Mulheres em período fértil devem aguardar um mês após a imunização para engravidar”, acrescenta.