Sarau Literário na Bibliotheca
Nesta terça às 19h, sarau do Instituto Francisco Lobo da Costa. Conforme a professora e pesquisadora Angela Treptow Sapper, o evento integra a programação da “Jornada Cultural da BPP”. Assim, as apresentações musicais e literárias, estarão acontecendo no Salão Nobre da Bibliotheca Pública Pelotense. A comunidade está convidada para prestigiar o evento, que mantém viva a memória do poeta pelotense Lobo da Costa (1853/1988).
LOBO DA COSTA – Essencialmente romântico, o autor pelotense Francisco Lobo da Costa), ainda é enaltecido pela morte trágica, imerso no sofrimento, trôpego pelas ruas. Versão que não é unanimidade entre pesquisadores. Para conhecer a obra do escritor, entre as referências, está a obra publicada em 1953: “Aspectos da vida e obra de Lobo da Costa”, autoria do irmão Elvo Clemente. Nos anos oitenta, o diretor teatral Valter Sobreiro Jr, encenou “Em nome de Francisco”, que também apareceria em livro. E, em 1999, o escritor, jornalista e artista visual Manoel Magalhões, baseou-se em aspectos biográficos de Lobo da Costa, para escrever o romance “O abismo na gaveta”, publicação da Livraria Café Pelotas.
INSTITUTO – Nos anos noventa, através do Núcleo de Estudos Literários e Linguísticos (NELL) do IFSul, a professora Ângela Sapper estimulou o estudo da obra de Lobo da Costa no programa curricular. E a pesquisa também chegou à UCPel. Em 2003 foi criada a Confraria Francisco Lobo da Costa, que aprimorou a leitura e também a encenação da obra. A confraria seria a base para o surgimento do Instituto Francisco Lobo da Costa (IFLC). Também há dezenove anos, foi lançado o volume “Lobo da Costa – Obra Completa” (602 páginas), organizado pelos professores Jandir Zanotelli e Ângela Sapper, e publicado pela Educat.
(C0G0Y