SAÚDE ALERTA: ‘Não há surto de meningite em Pelotas’
A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde (SMS) informa que não há surto de meningite na cidade. O alerta surge após divulgação em redes sociais de que a doença teria se alastrado no Colégio Gonzaga, o que não é verdade. Por enquanto, o setor acompanha dois casos suspeitos e aguarda o resultado final de análise feita pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen-RS).
Segundo uma das coordenadoras da Vigilância, Ana Alice Maciel, todas as normas técnicas elaboradas pelo Ministério da Saúde e orientações da Secretaria Estadual de Saúde estão sendo seguidas na cidade. “Não entendemos como essas informações em relação a surtos na cidade ganharam tal proporção. No atual cenário, não há surto de meningite”.
Ela e a colega Rita de Cássia Carvalho destacam que na existência da suspeita de doenças, a Vigilância faz a investigação e o acompanhamento dos casos.
Vacinação
Cabe ressaltar que as vacinas contra a meningite do tipo C fazem parte do calendário nacional de vacinação. Os imunizantes estão disponíveis gratuitamente à população em qualquer Unidade Básica de Saúde, lembrando que a primeira dose deve ser aplicada aos 3 meses de idade, a segunda aos 5 meses e um reforço aos 12 meses de idade. O segundo reforço da vacina é feito dos 11 aos 14 anos.