Diário da Manhã

sábado, 21 de maio de 2022

Notícias

Saúde discute regulação de leitos em Pelotas

Saúde discute regulação de leitos em Pelotas
12 maio
10:53 2022

Pelotas foi palco nesta quarta-feira (11) de Audiência Pública na Câmara Municipal para discussão da situação Regulação de Leitos Hospitalares pelo Estado. O encontro contou com a participação de autoridades ligadas à saúde no município e representante da Comissão Especial de Saúde da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul. A Audiência na Princesa do Sul foi a primeira de um total de sete no Estado, a próxima será no dia 19 deste mês, em Santa Cruz do Sul.

DEPUTADA Fran é autora de lei relevante em benefício da população que necessita de medicamentos diversos

A Audiência no Legislativo trouxe a Pelotas uma cidadã que conhece a cidade: a deputada estadual Fran Somensi, presidente da Comissão na Assembleia. A deputada do Partido Republicanos é paranaense, mora em Farroupilha, mas antes de ingressar na vida política estudou na Princesa do Sul, mais precisamente entre os anos 1996 e 1999; cursou Farmácia na Universidade Católica de Pelotas.

Sobre a questão leitos hospitalares, a deputada salienta: “É importante buscar convergências para que possamos avançar mais, de forma transparente, para que o paciente lá na ponta, seja atendido com mais agilidade”, aponta a parlamentar que é também autora da Lei Estadual 15.339/2019, a qual “cria a Farmácia Solidária, que consiste no recebimento pelos municípios de doações de medicamentos por parte da comunidade, triagem e realocação dos insumos para a população mais vulnerável.

A proposta já instalada em vários municípios gaúchos, dentre eles Canguçu, Morro Redondo e Pedro Osório, na Zona Sul, tem auxiliado pessoas que precisam de medicamentos, a partir da doação por quem os têm sobrando, em casa, de algum tratamento. Ou seja, o município os recebe, faz a triagem e os coloca à disposição das pessoas necessitadas conforme recomendações médicas.

A medida, além de beneficiar as comunidades carentes também é benéfica ao meio ambiente, haja vista que diminui consideravelmente o descarte incorreto de medicamentos.

Antes da Audiência, acompanhada do presidente do Republicanos em Pelotas, Eduardo Torres Echenique, e José Adamoli, chefe de gabinete, a parlamentar esteve no Diário da Manhã.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções