Diário da Manhã

quarta, 27 de novembro de 2024

Notícias

Saúde organiza ação de combate ao mosquito da dengue

05 janeiro
08:26 2018

O primeiro Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa) de 2018 será realizado de 22 a 27 de janeiro em todas as áreas da cidade.

O LIRAa tem o objetivo de diagnosticar o grau de infestação da zona urbana pelo mosquito causador da dengue, zika e chikungunya. Em edições anteriores, os resultados foram negativos para a presença do aedes.

O coordenador do Programa de Combate ao Aedes, Marco César Noguez Bastos, da Secretaria de Saúde (SMS), explica que, para realização do LIRAa, a cidade é dividida em 12 estratos (regiões) com cerca de 8.100 a 12 mil imóveis. Em cada estrato, aproximadamente 430 imóveis recebem a visita dos agentes, totalizando, no mínimo, 5.160 endereços examinados.

CINCO mil imóveis serão visitados para o primeiro levantamento deste ano

CINCO mil imóveis serão visitados para o primeiro levantamento deste ano

As visitas são realizadas em imóveis sorteados. Programa de computador, do Ministério da Saúde, é utilizado para processar o sorteio. De cada estrato, 20% das moradias recebem os agentes.

“Água limpa e parada é o fator responsável pelo desenvolvimento das larvas. São importantes medidas como guardar pneus em locais fechados ou furá-los, manter as caixas d’água com tampa ou com uma lona, armazenar garrafas com o gargalo virado para baixo, furar e amassar latas vazias, encher com areia os pratos dos vasos de plantas, e preservar água tratada nas piscinas”, adverte o diretor de Vigilância em Saúde, Franklin de Souza Neto.

Equipes de combate ao aedes mantêm ações durante o ano inteiro. Independentemente do trabalho de rotina programado e desenvolvido, o LIRAa se realiza duas vezes por ano. A Vigilância em Saúde solicita colaboração da população, para que abra suas casas, permita e facilite as tarefas dos agentes, que estarão identificados com crachá.

Dúvidas sobre o Levantamento e as visitas podem ser esclarecidas pela Coordenação de Combate ao Aedes, pelo telefone 3284.7759.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções