Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

Saúde orienta sobre nova antecipação das vacinas

Saúde orienta sobre nova antecipação das vacinas
12 novembro
09:22 2021

Prefeitura, conforme a publicação do Informe Técnico nº 12 da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul, orienta sobre a antecipação da aplicação da segunda ou terceira doses da vacina contra a Covid-19, para pessoas com viagem internacional marcada por motivo de trabalho ou estudo, devidamente comprovado (foto). O Município especifica o Laboratório Municipal e o Shopping Pelotas como os pontos preferenciais a serem procurados pelos viajantes.

Para a CoronaVac, o intervalo entre primeira e segunda dose deve ser de 14 dias. Para a AstraZeneca, o período é de 28 dias e, para a vacina Pfizer, o período de espera entre doses é de 21 dias. Vale lembrar que a dose de reforço é destinada a idosos com 60 anos ou mais.

Para a antecipação, deverá ser apresentada a passagem de destino e a declaração disponível no hotsite do coronavírus da Prefeitura.

DEMAIS DIRECIONAMENTOS

O Informe Técnico nº 12 também aponta que pessoas que fizeram a primeira dose de CoronaVac não possuem indicação para receber o complemento da imunização com outro tipo de vacina – Pfizer, AstraZeneca ou Janssen.

Com relação a quem completou o esquema vacinal com as duas doses da Coronavac e precisa viajar para países que não incluem essa vacina entre as autorizadas, de acordo com a Nota Técnica nº 55 do Ministério da Saúde, poderão receber uma terceira dose de reforço com outro imunizante aceito pelo local de destino. Neste caso, o intervalo mínimo entre a segunda dose da Coronavac e a terceira de outro imunizante será de 28 dias.

É importante reforçar a obrigatoriedade da emissão do certificado de vacinação no aplicativo ConecteSUS, do Ministério da Saúde, a fim de comprovar o esquema vacinal. Maiores informações referentes à imunização, comprovantes de testes negativos para a presença do vírus ou necessidade ou não de quarentena devem ser buscadas pelos viajantes junto às embaixadas ou consulados dos respectivos países para onde se deslocará.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções