Diário da Manhã

sábado, 23 de novembro de 2024

Notícias

SAÚDE : Pelotas buscará leitos de retaguarda na região sul

01 abril
09:46 2015

Equipe da Secretaria de Saúde (SMS) esteve reunida, no gabinete da secretária Arita Bergmann, com representantes de diversos órgãos da área da saúde para buscar novas alternativas referentes aos leitos de internação destinados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Pelotas, conforme havia ficado acordado em audiência pública sobre o tema ocorrida na Câmara de Vereadores, na última quinta-feira.

A reunião teve dois encaminhamentos. O primeiro foi a informação de mais 12 leitos para a rede de urgência e emergência do Município, que devem ser disponibilizados no Hospital Escola da Fundação de Apoio Universitário (HE-FAU-UFPel) até o final deste ano.

O segundo é a realização de uma nova reunião com representantes das 3ª e 7ª Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS), que juntas teriam um superávit de 380 leitos em hospitais de municípios da região – estariam “sobrando” leitos clínicos e de retaguarda em diversos municípios, como Rio Grande, Bagé, São Lourenço do Sul, Piratini, Canguçu e Jaguarão.

REUNIÃO na SMS definiu encaminhamentos

REUNIÃO na SMS definiu encaminhamentos

“Nosso objetivo é potencializar a rede de retaguarda. Vamos fazer uma análise detalhada para averiguar pacientes destes municípios que estariam sendo encaminhados a Pelotas sem necessidade e, por outro lado, avaliar a possibilidade de transferir pacientes daqui para estas cidades”, explicou Arita.

Participaram da reunião representantes dos quatro hospitais contratualizados pela prefeitura de Pelotas – Santa Casa de Misericórdia; Sociedade Portuguesa de Beneficência; Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP-UCPel) e HE-FAU-UFPel; do Sindicato dos Trabalhadores em Serviços de Saúde (SindiSaúde); do Conselho Municipal de Saúde (CMS); da 3ª CRS e integrantes da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções