SAÚDE : Presidente do SIMERS em Pelotas com nova proposta
Remuneração médica por metas cumpridas é alternativa em discussão pela categoria a ser apresentada a gestores
As propostas focam a melhoria no sistema a partir da discussão e implantação de novas formas de gestão, que incluam o respeito e a valorização da classe médica. E elas constam na luta do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS), que ontem esteve reunido com os médicos de Pelotas, através de seu presidente, Paulo de Argollo Mendes. O dirigente sindical visita diversos municípios do Estado com a finalidade de conhecer mais de perto a realidade local, seus problemas e demandas da classe médica.
Os problemas da saúde pública em Pelotas estão sempre na pauta de preocupações do Sindicato, haja vista os problemas que cercam o sistema municipal de atendimento à população. Uma proposta do SIMERS que começa a ganhar espaço em outros municípios gaúchos será apresentada aos gestores municipais pelotenses: a implantação do pagamento aos médicos pelas metas cumpridas pelos profissionais.
“Essa é uma alternativa para a readequação do cumprimento da jornada de trabalho de uma forma produtiva”, salienta o presidente, lembrando que o modelo já está sendo aplicado em alguns municípios do Estado, e discutido em outros.
Os repasses do governo gaúcho ao sistema de saúde, 9% ao invés dos constitucionais 12%, é considerado também um dos grandes problemas enfrentados por quem precisa oferecer cuidados à população. E isso também está no foco do SIMERS, que busca junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) uma postura mais firme quanto à cobrança ao cumprimento da legislação. O SIMERS está também interagindo nas discussões sobre a situação do IPE, outro caso complicado, que preocupa os profissionais e usuários do sistema.