Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

SAÚDE : Prevenção ao HIV tem reforço em Pelotas

SAÚDE : Prevenção ao HIV tem reforço em Pelotas
30 abril
08:45 2019

A Prefeitura, por meio do programa de IST/HIV e Hepatites Virais da Secretaria de Saúde (SMS), está oferecendo a chamada Profilaxia de Pré-Exposição (PrEP) ao HIV.

O método de prevenção prevê o uso de antirretrovirais (ARV), como forma de evitar a infecção pelo vírus, mas não é indicado a todos. O tratamento é gratuito e estará disponível para os públicos-alvo no Ambulatório da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), na rua Almirante Guilhobel, 225, Fragata. Os interessados podem agendar consulta com a médica infectologista Bruna Gazoni.

Segundo o Ministério da Saúde, a eficácia e a segurança da PrEP já foram demonstradas em diversos estudos clínicos e subpopulações, e sua efetividade foi evidenciada em estudos de demonstração. Uma das pesquisas avaliou a PrEP oral diária em homens que fazem sexo com homens e em mulheres trans, identificando redução de 44% no risco de aquisição de HIV, com o uso diário de comprimido único de entricitabina (FTC) combinada ao fumarato de tenofovir desoproxila (TDF).

Entre indivíduos heterossexuais, a efetividade geral da PrEP foi de 62%, sendo de 49% entre as mulheres e 80% entre os homens incluídos. Em casais sorodiscordantes heterossexuais, a PrEP também se mostrou resolutiva, com redução geral de 75% no risco de infecção por HIV. Novamente, o efeito positivo elevou-se mais entre homens (84%) do que entre mulheres (66%), em razão da forte adesão. Em participantes com níveis sanguíneos detectáveis da medicação, a redução da incidência do HIV ficou em 95%.

O QUE É PREP HIV?

A Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV é um novo método de prevenção à infecção pelo HIV e consiste na tomada diária de um comprimido que impede a infecção do organismo pelo vírus, antes do contato. A medicação contém duas substâncias, o tenofovir e a entricitabina, que bloqueiam alguns “caminhos” que o HIV usa para infectar o organismo e deve ser tomado diariamente, impedindo que o HIV se estabeleça e se espalhe em seu corpo.

PÚBLICO-ALVO

  • Homens que fazem sexo com homens; e mulheres que fazem sexo com mulheres
  • Pessoas trans
  • Profissionais do sexo
  • Parcerias sorodiscordantes para o HIV
  • Pessoas que frequentemente deixam de usar camisinha em suas relações sexuais
  • Quem faz uso repetido de PEP (Profilaxia Pós-exposição ao HIV)
  • Quem apresenta episódios frequentes de Infecções Sexualmente Transmissíveis

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções