SAÚDE : UPA fechou 2016 com mais de 29 mil atendimentos
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Areal fechou o ano de 2016 com 29.070 atendimentos. O serviço foi inaugurado em 2/7/2016, totalizando quase seis meses. Um importante destaque foi a pesquisa de satisfação aplicada neste período, que aponta alto grau de satisfação dos usuários.
O acolhimento, como o próprio nome diz, é o recebimento do usuário pelos profissionais. A partir dele é feita a classificação de risco, a urgência de atendimento é definida. Quem recebe a senha vermelha (emergência) tem prioridade absoluta de atendimento. Independente da ordem de chegada. Após são atendidos os classificados como amarelo (urgência).
Por último são atendidos os casos de pouca urgência, classificados como verdes. Existe ainda os classificados como azul, que são encaminhados para as unidades básicas de saúde. Assim, quem se dirige à unidade deve saber que, em caso de surgirem casos mais graves que o seu, será atendido antes. Assim como será atendido antes, mesmo que já haja pessoas esperando, caso corra risco.
Em 2016 foram atendidos 87 usuários classificados como “vermelho” que, após o primeiro atendimento, foram encaminhados para o Pronto Socorro. Também foram atendidos 8.483 casos “amarelos”; 20.500 “verdes”; e 1.422 casos “azuis” foram encaminhados para as unidades básicas.
SATISFAÇÃO – A pesquisa aplicada com os usuários indica que:
– 75,5% esperaram menos de 20 minutos pelo acolhimento;
– 90,64% informaram que sua necessidade foi integralmente resolvida;
– 93,96% classificou o atendimento dos profissionais como bom ou ótimo;
– 98,19% retornaria à UPA.
A UPA Areal fica na avenida Ferreira Viana, 2.231, esquina Paul Harris, e funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.