Diário da Manhã

sábado, 16 de novembro de 2024

Notícias

SAÚDE : Vereador diz que situação dos postos é de calamidade

26 abril
10:02 2016

A Unidade Básica de Saúde do Navegantes II só pode abrir as portas depois que a faxineira conseguiu secar os corredores, inundados pela chuva da noite e das primeiras horas de ontem. Isso atrasou os atendimentos de rotina dos pacientes e a vacinação contra a gripe. Alertado por pacientes, o vereador Marcus Cunha esteve na UBS e comprovou a situação. “Este é um dos piores postos de saúde do município, a situação é calamitosa”, afirmou. Marcus Cunha preside a Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores e montou um relatório com a situação de todas as UBSs do município. “A população vive um caos”, aponta o parlamentar.

Na farmácia do Navegantes, onde faltam medicamentos essenciais para a população, quem atende é a auxiliar administrativa que trabalhava na recepção do posto, para ocupar o cargo vago da farmacêutica. É ela quem tenta solucionar os pedidos dos pacientes, mas, na maioria das vezes, sem sucesso.

Unidade Básica de Saúde do Navegantes II foi inundada pela chuva. Fiação elétrica também está precária e os extintores de incêndio estão com validade vencida

Unidade Básica de Saúde do Navegantes II foi inundada pela chuva. Fiação elétrica também está precária e os extintores de incêndio estão com validade vencida

Falta medicamento para o coração e até benzetacil, antibiótico. Também faltam máscaras, luvas, esparadrapo, fitas e agulhas para insulina. O medicamento Clenil, para prevenção e tratamento da asma brônquica, que foi encontrado semana passada em caixas para descarte da Farmácia do Município, estava com data vencida na farmácia da UBS Navegantes.

“Vou levar a proposta para a CPI dos Medicamentos que a Câmara acabou de instaurar, de começar os trabalhos investigando os postos de saúde, onde não têm farmacêuticos, os remédios são mal acondicionados, não existe ar-condicionado, os prédios têm rachaduras e goteiras”, afirmou Marcus Cunha.

A fiação elétrica se tornou um perigo para funcionários e pacientes. Algumas paredes “dão choque”, mas os extintores de incêndio com data de vencimento ultrapassada não terão condições de controlar o fogo caso um desastre venha a ocorrer.

No final da manhã, o vereador, que preside a Comissão de Saúde do Legislativo, também foi informado de que a UBS do Laranjal nem havia conseguido funcionar nesta segunda-feira, porque estava tomada pela água.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções