SDR, Embrapa e CAVG debatem fomento à avicultura colonial
Representantes da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), da Embrapa Clima Temperado e do IFSul Campus Visconde da Graça (CAVG) reuniram-se, nesta semana, para discutir o desenvolvimento de ações de fomento à avicultura colonial.
Os objetivos são a busca de geração de emprego e renda na agricultura familiar, a evolução tecnológica da agroecologia e a maior oferta de alimentos diferenciados para os consumidores em suas formas de produção. A Embrapa, em parceria com instituições públicas e privadas, realiza trabalho direcionado à avicultura.
Na reunião, foi abordada a atenção dos agricultores com a crescente procura por produtos limpos ou agroecológicos, produzidos com avanços à direção da sustentabilidade ambiental, social e econômico.
Pauta
Foram abordados itens como a criação de cadeia produtiva (emprego e renda e diversificação da produção agrícola), estímulo a produtores rurais com criação de aves em manejo colonial (500 por galinheiro), assistência técnica da Emater (base de pesquisa da Embrapa), e avicultura de corte e postura de ovos.
A SDR entrará com o fomento e a organização da cadeia; o CAVG com o abatedouro de aves (o abatedouro está desativado e é prevista a retomada com investimentos do Fonplata), com o entreposto de ovos para classificação e embalagem, fabricação de ração e cursos de gestão cooperativista.