Diário da Manhã

quinta, 18 de abril de 2024

Notícias

SECRETARIA DE SEGURANÇA : Consternação na despedida aos bombeiros

SECRETARIA DE SEGURANÇA : Consternação na despedida aos bombeiros
23 julho
09:48 2021

Cerimônia para os bombeiros, tenente Almeida e sargento Munhós, com honras fúnebres e cortejo

A despedida ao 1° tenente Deroci de Almeida da Costa, e do 2° sargento Lúcio Ubirajara de Freitas Munhós, foi realizada durante a tarde de ontem na sede do 1º Batalhão de Bombeiro Militar, em Porto Alegre.

Os servidores do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS) perderam a vida durante o combate ao incêndio que ocorreu na sede da Secretaria da Segurança Pública (SSP) há uma semana. O governador Eduardo Leite e o vice-governador e secretário da Segurança Pública, delegado Ranolfo Vieira Júnior, compareceram no velório de honra aos servidores.

Ao longo de todo ato, oito cadetes (alunos-oficiais da corporação), vestidos com a farda de gala do CBMRS, fizeram a guarda dos caixões. Essa ação é a chamada câmara ardente.

Às 17 horas, a guarda de honra do CBMRS, composta por dezoito cadetes, abriu um corredor, em posição de sentido, por onde foram conduzidos os caixões do 1º tenente Almeida e do 2º sargento Munhós.

Ao toque da corneta, os cadetes prestaram continência e uma salva de tiros, com três disparos de cada um, marcando a homenagem. Seis cadetes carregaram cada um dos caixões em direção ao autoescada mecânica, onde foram transportados até o Crematório Martinho Lutero, em cortejo acompanhado por outras 11 viaturas do CBM, além de veículos da Brigada Militar e da Polícia Civil. Em todo trajeto, batedores da BM e a Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC), deram apoio com bloqueios de trânsito.

No início da tarde, o governador prestou solidariedade às famílias dos dois combatentes. “Estou aqui expressando o sentimento de cada gaúcho e gaúcha neste momento, que é o sentimento de admiração, respeito e orgulho pela força dos nossos bombeiros, bem como de todos nossos soldados e oficiais que se dedicam à causa da Segurança Pública. Se nós vivemos um pouco mais tranquilos, é porque a gente sabe que tem gigantes heróis, como o Munhós e o Almeida, que se ofereceram com a própria vida para proteger a cada um de nós”, disse Leite.

Tenente Almeida era riograndino

O vice-governador, delegado Ranolfo, também empenhou toda sua solidariedade às famílias dos dois bombeiros mortos em serviço. “Nosso enorme reconhecimento e respeito ao tenente Almeida e ao sargento Munhós. Dois bravos e heroicos bombeiros militares que, infelizmente, perdemos. Nosso agradecimento e admiração a todos os agentes que atuaram nas buscas, ininterruptamente, durante quase uma semana. O RS tem orgulho do seu Corpo de Bombeiros Militar e da valentia dos seus servidores”, enfatizou Ranolfo.

Corpos localizados após sete dias de buscas

Quatro horas depois de encontrar na quarta-feira, o corpo do primeiro-tenente Deroci de Almeida da Costa, um dos bombeiros desaparecidos após o incêndio do prédio-sede da Secretaria da Segurança Pública (SSP) há uma semana, as equipes de busca, resgate e salvamento do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), localizaram o segundo bombeiro desaparecido.

Segundo sargento Lucio Munhós

O segundo-sargento Lúcio Ubirajara de Freitas Munhós foi encontrado por volta das 22h30min de quarta, a quatro metros do local onde estava o tenente Almeida, localizado pelas equipes por volta das 18h30min. Ambos foram encontrados no térreo do edifício, próximos à entrada do Departamento de Comando e Controle Integrado (DDCI), sob os escombros.

TENENTE Deroci de Almeida Costa era natural de Rio Grande, onde trabalhou entre 2007 e 2009. Ele tinha 47 anos, era casado e deixa dois filhos. Estava na corporação desde 1998, e no dia do incêndio era o oficial de serviço.

SARGENTO Lúcio Ubirajara de Freitas Munhós (51 anos), era natural de Lavras do Sul. Com mais de trinta anos no Corpo de Bombeiros, atuava na divisão de Logística e Patrimônio, e já poderia estar aposentado.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções