Secretário da CBF afirma que “Série D é a mais complexa”
Em termos de adaptação ao calendário, quarta divisão é vista com cautela
Por: Henrique König
Em entrevista para a Rádio Universidade AM, o Secretário Geral da CBF, sr. Walter Feldman conversou sobre a retomada que a CBF pretende para o futebol brasileiro.
“Estamos conversando com os clubes e as federações sobre as medidas para a retomada do futebol com segurança, com responsabilidade e respeito à vida. A decisão será tomada com o presidente Rogério Caboclo.”
Sobre uma das perguntas mais polêmicas, Feldman comentou: “Se a cidade do clube em questão não tiver condições de receber jogos, perguntamos se era possível o deslocamento para outra cidade propícia a isso.” A maioria dos clubes aprovou essa possibilidade.
As equipes devem ter pelo menos três semanas de preparação presencial antes da bola rolar. Para Feldman, deve-se respeitar as conclusões dos campeonatos estaduais, mas a prioridade da CBF são os Campeonatos Brasileiros.
“Nos próximos dias queremos apresentar um protocolo-técnico para as competições. Sobre logística, deslocamentos, consultando médicos e analisando as demandas dos plantéis.”
De acordo com Feldman, se os campeonatos conseguirem voltar em 9 de agosto, o protocolo de 66 horas, como tempo mínimo entre uma partida e outra, não precisará de mudanças. Mas, se os torneios forem adiados por começarem mais adiante em agosto ou em setembro, são necessárias ‘cartas na manga’ para viabilizar o calendário.
“A Série D é a mais complexa, porque envolve grandes deslocamentos entre os 27 estados brasileiros. Ela talvez tenha necessidade de uma adaptação maior. Por enquanto, estamos lidando com as Séries A, B e C. Mas não há possibilidade hoje
de cancelamento da Série D. Gostaríamos de realizar o calendário completo e, de preferência, sem alterações de regulamento.”