Secretário de Segurança apresenta o Pacto em Brasília
As ações do Pacto Pelotas pela Paz foram apresentadas pelo secretário de Segurança Pública (SSP), Aldo Bruno Ferreira, no 12º encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em Brasília. O projeto municipal de combate à violência integrou o debate sobre os “Limites e possibilidades de atuação dos municípios na segurança pública: questões práticas dos gestores”, em mesa redonda realizada na tarde de terça-feira.
A explicação mostrou a pesquisa de vitimização que deu origem ao Pacto, as taxas mensais dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), os eixos de atuação e os projetos integrados de prevenção e repressão, que envolvem as forças de segurança, setor público e privado e a sociedade civil. Os resultados positivos do primeiro ano de trabalho receberam destaque do secretário, como: a redução em 7% da taxa de homicídios, 19% no roubo a pedestres e 23% de feridos por armas brancas.
A oportunidade de conhecer experiências desenvolvidas em outras partes do Brasil durante os três dias de evento – de 20 a 22 de agosto – também auxiliarão a dar continuidade ao projeto, enfatizou Ferreira.
“Participamos de um encontro de alto nível, com a exposição de experiências riquíssimas, que merecem nossa atenção e análise para implementação em Pelotas. Não se permite mais cometer erros, precisamos empregar energia e recursos em estratégias que já possuam evidências de sua funcionalidade”, afirmou.
O debate teve coordenação da professora Marlene Spaniol, integrante do Fórum, além do secretário-executivo do Gabinete de Gestão Integrada de Niterói, Paulo Henrique Moraes, e a representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Moema Freire.