Secretário Municipal adota medidas para que alunos não fiquem sem professores
O secretário municipal de Educação e Desporto, Arthur Correa, esteve ontem em visita ao Diário da Manhã. Rebateu questionamentos da direção do Sindicato dos Municipários de Pelotas (Simp), publicadas terça-feira, questionando corte de complementações de carga horária dos professores.
“Estamos realizando um criterioso levantamento em todas as escolas, com o objetivo de, em primeiro lugar, garantir aos alunos que tenham professores nas salas de aula. E isso já é uma realidade a partir do cumprimento dos horários em salas de aula pelos professores. A complementação de carga horária só será utilizada em casos de necessidade. Se existem professores que, há mais de uma década (como informou o Simp) nessa situação, eles já deveriam ter realizado concurso público para garantir acréscimo de carga horária”, observa o secretário.
Arthur Correa também está otimista em relação a realização de novo concurso público este ano, assunto que deverá ser tratado com o secretário de Administração, Abel Dourado.
Em relação aos “apoios escolares” estes estão plenamente garantidos e, os projetos desenvolvidos pelos professores também, envolvendo complemento de carga horária, desde que sejam de interesse dos alunos e não apenas dos professores”. Em casos extremos, diante da ausência de professores, em casos de afastamento por doença, maternidade e por outros motivos, as contratações temporárias continuarão ocorrendo com prazo certo de início e fim”, concluiu o secretário.