Diário da Manhã

sábado, 27 de abril de 2024

Notícias

Segundo disco de Giancarlo Borba chega às plataformas

13 maio
08:43 2022

Por Carlos Cogoy

No sábado, lançamento do álbum “Por onde Vamos”, segundo de autoria do compositor e intérprete Giancarlo Borba. Natural de Herval, Giancarlo Borba estudou música na UFPel. Posteriormente, residiu no litoral norte gaúcho, dedicando-se a criações como o instrumento de percussão “Pampeano”, que tem atraído interesse de músicos do País e exterior. O primeiro disco “Milongador”, resultado da parceria com o educador popular Osmar Hences, foi lançado há quase dez anos. O trabalho recebeu indicação, como revelação, ao Prêmio Açorianos. Na trajetória, Giancarlo Borba também tem participado de edições projeto “Dandô Circuito de Música Dércio Marques”, que possibilita a itinerância e intercâmbio musical. Atualmente, o músico reside em Minas Gerais, onde no dia 14 deste mês, realiza o lançamento do novo álbum. Além do show presencial, acrescenta o compositor, o material também está chegando às plataformas digitais.

SONORIDADE do álbum tem influências eruditas e folclóricas. Conforme divulgação: “O álbum traz influências de sonoridades regionais, com referências em ritmos como milonga, chamamé, zamba e chacarera, além de diálogo musical que incluiu arranjos criados e executados por músicos de várias partes do Brasil. A diversidade de instrumentos, reflete a expressão de uma música regional que, no caminhar, expressa-se universal, e continua em busca de conexão constante com referências de todo mundo. Baixo acústico, bombo leguero, clarinete, flautas, udu, didgeridoo, berimbau de boca, shruti box, violão, guitarron, cuatro venezolano, charango e viola, estão presentes nos arranjos musicais”.

TERRA – Em relação ao disco, Giancarlo também menciona: “O trabalho abraça histórias de reivindicações pela terra, e traz composições inéditas, dentre elas parcerias com Déa Trancoso, Sol Bueno, Paulo Nunes, Martim César, Alan Otto e Raquel Laurino. Traz também releitura de uma canção do grupo ‘Tambo do Bando’ e outra de Pedro Munhoz, além de versão em português da canção Soltar, da argentina Analia Garcetti. Uma das canções do álbum está na trilha sonora do longa-metragem recém-lançado, pelo diretor Sílvio Tendler, o filme ‘A Bolsa ou a Vida’. Para finalização do álbum, o projeto contou com apoio da Lei Aldir Blanc, importante conquista da classe trabalhadora da arte e da cultura”

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções