Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

SEGURANÇA : Começa a Operação Tudo Azul

13 dezembro
08:56 2016

Teve início ontem a 2ª edição da Operação Tudo Azul, com lançamento oficial às 10h30min no Chafariz As Três Meninas (Calçadão da Andrade Neves com Sete de Setembro), onde ficará a unidade de comando e controle (micro-ônibus do “Crack é possível vencer”), ponto de referência da operação para a comunidade. A prefeita em exercício Paula Mascarenhas falou da importância de projetos como este que zelam pela segurança de quem trabalha e de quem, especialmente neste período de final de ano, procura o Calçadão, maior centro comercial da região, para realizar suas compras.

: EFETIVO de 15 guardas municipais no reforço á segurança no Centro

: EFETIVO de 15 guardas municipais no reforço á segurança no Centro

Entre os dias 12 e 31 de dezembro, a Guarda Municipal estará disposta no Centro com um efetivo de 15 guardas. Os guardas também vão apoiar as ações de fiscalização do comércio irregular do Calçadão.
“Estamos aumentando a sensação de segurança dos vendedores e dos consumidores e visamos combater o trabalho ilegal. Mesmo entendendo que todos precisam ganhar a vida, não é de forma desorganizada e prejudicando aqueles que trabalham regularmente que isso deve acontecer”, ponderou Paula.

Dois trios de guardas efetuarão patrulhamento a pé junto com a equipe de fiscalização da Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU), das 9h às 21h. O perímetro de atuação da “Tudo Azul” é compreendido entre as ruas Doutor Cassiano, Professor Araújo, Félix da Cunha e Tiradentes.

A Operação Tudo Azul conta com o apoio do Sindilojas, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial de Pelotas (ACP), Secovi e Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Pelotas (SHRBS) – que fornecerão a alimentação e hidratação aos guardas municipais durante a operação. A operação conta ainda com duas pick ups, duas motos e a unidade de comando e controle (micro-ônibus do “Crack é possível vencer”).

Participaram do ato de lançamento o deputado federal Afonso Hamm (PP); os secretários de Justiça Social e Segurança (SJSS), Luiz Eduardo Longaray, de Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI), Luiz van der Laan, de Transporte e Trânsito (STT), Cláudio Fabrício Montanelli; o assessor especial Sadi Sapper; o chefe do Gabinete do Prefeito Eduardo Leite, Abel Dourado; o comandante da Guarda Municipal, Ladislau Neto, com a corporação que participará da operação e o presidente do Sindilojas, Gilmar Bazanella.

Dicas◘ Dicas/Segurança

Policiais integrantes da Operação Papai Noel 2016 estão dando à população dicas de segurança, entre elas: Quando for às compras, não carregue grandes importâncias em dinheiro ou outros valores; se o fizer por necessidade, procure guardar de modo seguro e discreto; esteja atento às movimentações como empurrões e esbarrões e ao perceber a presença de pessoas em atitudes suspeitas, afaste-se do local e acione o 190; dificulte a ação dos cidadãos infratores evitando falar ao celular quando estiver em locais com grande aglomeração de pessoas, carregue as bolsas firmemente entre o braço e o corpo, quando for transitar em áreas comerciais com grande circulação de pessoas, evite retirar e manusear a carteira em público; desconfie de estranhos com conversa envolvente que tentem aproximação.

Pode ser que queiram aplicar algum golpe; quando for comprar os presentes, redobre sua atenção; manter as duas mãos ocupadas com sacolas pode lhe deixar vulnerável; prefira estar acompanhado quando for comprar muitos volumes ou presentes de valor; os comerciantes podem fazer a diferença; evitando deixar produtos expostos do lado de fora da loja; reforce os dispositivos de segurança; se aproxime dos demais lojistas e troque informações de segurança; nas festas de fim de ano, lembre-se que bebida e direção de veículos colocam sua vida e a de muitas pessoas em risco. Se beber, não dirija.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções