SEGURANÇA : Prefeitos pedem aumento de efetivo para o comandante do CRPO/Sul
Prefeitos da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) devem manter encontro, em caráter urgente, com o secretário estadual de Segurança, Cesar Schirmer, para apresentar reivindicações visando o aumento de efetivo para a Brigada Militar na região. O assunto foi pauta de reunião promovida com o comandante Regional do CRPO/Sul, coronel Carlos Alberto Andrade, em Pelotas.
Com relatos preocupantes, os prefeitos querem garantir com o Estado pelo menos 10% do contingente de 1.060 homens que devem ingressar na Brigada no mês de junho. “Uma reivindicação justa que ajudaria da diminuição da insegurança e colocaria policiais nas ruas “, sustentou o prefeito de Cerrito, Douglas Silveira, após relatar um assalto com troca de tiros ocorrido na madrugada a um estabelecimento comercial, fez o proprietário anunciar o encerramento das atividades no local.
Ocorrências como tráfico de drogas, abigeato, assaltos, trocas de tiros e homicídios vêm se intensificando nos municípios da região e exigem medidas que acarretam despesas para as prefeituras. “Fui obrigado a contratar uma empresa terceirizada para a segurança de prédios públicos”, disse o prefeito de Arroio Grande, Luis Henrique da Silva.
PANORAMA DO MEDO – Já o prefeito de Herval, Ruben Dari Wilhelnsen, defendeu a realização de trabalho à longo prazo junto à legislação nacional visando dar mais poderes aos policiais. A prefeita de Turuçu, Selmira Fehrenbach, teme o incremento da criminalidade em função do aumento de policiamento apenas na Capital e Região Norte do Estado. “Estamos às margens da BR-116 e propensos a todas as situações negativas”, relatou. O prefeito de Pedro Osório, Moacir Otílio Alves entregou levantamento para demonstrar o déficit de policiais nos últimos anos em seu município e a coincidência com o aumento dos índices de criminalidade.