Diário da Manhã

sábado, 11 de janeiro de 2025

Notícias

 Mais recentes

SEGURANÇA : Prefeitura propõe pacto pela paz

SEGURANÇA : Prefeitura propõe pacto pela paz
01 agosto
18:44 2017

Proposta pretende a implantação de ações voltadas à prevenção à violência

Na essência, a proposta não é só polícia na rua para prevenir a violência. Vai além: propõe políticas publicas de prevenção, com ações diversas, todas focadas na segurança pública. A ideia parte de discussões via Gabinete de Gestão Integrada (GGI), do qual fazem parte o gabinete do Poder Executivo Municipal, Secretaria Municipal de Segurança Pública, Ministério Público, Brigada Militar, Policia Civil e Exército, dentre outras instituições e entidades ligadas à segurança pública.

E está elaborado o “Pacto Pelotas pela Paz”, no qual consta o Plano Municipal de Segurança, que visa a criação efetiva de um sistema “pró-ativo de segurança” no município, capaz de reduzir a criminalidade em todos os contextos.

Dos passos a serem seguidos pela proposta do Poder Executivo Municipal, o próximo será a sua apresentação pública durante seminário no dia 11 deste mês no Parque Tecnológico, quando o mesmo será discutido por autoridade e entidades civis diversas. A Câmara Municipal também receberá e avaliará as propostas da prefeitura.

“São várias ações, algumas que passam por mudanças culturais, de hábitos, necessárias à construção de um cenário de paz”, observa a prefeita Paula Mascarenhas.

PREFEITA Paula Mascarenhas esteve no Diário da Manhã para falar da proposta  FOTO: HFJ/DM

PREFEITA Paula Mascarenhas esteve no Diário da Manhã para falar da proposta
FOTO: HFJ/DM

Dentre as mudanças culturais a que a prefeita se refere consta, principalmente, a redução da perturbação do sossego público, a partir de ações voltadas para a inibição ao consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos, em certos horários. Outras ações estão voltadas à fiscalização de desmanches de veículos, redução do número de roubos e apreensão de armas ilegais, fatores que contribuem significativamente para o aumento do número de homicídios.

PREVENÇÃO SOCIAL – Uma importante ação constante no Pacto proposto é a criação da Escola da Paz, que visa a implantação de políticas sociais capazes de gerar um novo momento, de diminuir ao máximo a vulnerabilidade social dos envolvidos e, assim, os riscos de permitir “embalar” a criminalidade futura. A prefeita aposta na prevenção social, total, como forma de prevenir com vistas ao futuro.

“A proposta, no geral, necessita da participação e compreensão da sociedade, pois pretende criar um novo modelo de segurança e de paz”, diz a chefe do Executivo.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções