SEGURANÇA PÚBLICA : Divulgados os indicadores criminais do 1º semestre em Pelotas
O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), do Pacto Pelotas pela Paz, apresentou, terça-feira, a análise quantitativa dos crimes violentos – homicídio, feminicídio, latrocínio e infanticídio – praticados em Pelotas, no primeiro semestre de 2019.
Destaque para a redução de 36% no número de homicídios, comparando-se ao mesmo período de 2018, e de 33%, em relação à 2017.
Os dados levantados pelo Observatório da Segurança Pública do município indicam ainda uma queda de 35% nos roubos praticados contra o transporte público e de 34% nos crimes contra estabelecimentos comerciais. Desde o lançamento do Pacto Pelotas pela Paz, 18 reuniões do GGI foram realizadas, com discussões que levam à definição de estratégias importantes para a segurança pública.
“É um esforço constante e coletivo para que os números continuem em queda. Quanto mais avançamos, mais complexas ficam as ações. Estamos sempre pensando em novas estratégias, o que é fundamental para o sucesso do nosso trabalho”, disse a prefeita Paula Mascarenhas. Ela lembra ainda o eixo preventivo do Pacto, focado na redução da vulnerabilidade de crianças e jovens, um dos objetivos do programa.
PELOTAS MAIS SEGURA*
Os números analisados pelo Observatório da Segurança Pública são baseados em dados fornecidos pelo 4º Batalhão de Polícia Militar, Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Instituto Médico Legal e 18ª Delegacia Regional de Polícia.
Os únicos indicadores que apresentaram aumento foram os relacionados a crimes envolvendo residências. No primeiro semestre de 2018, foram registrados 40 roubos a residências, contra 43 no mesmo período de 2019. Já os furtos em residências passaram de 255 em 2018, para 285 em 2019. “Precisamos fortalecer o combate a esse tipo de crime. Está na hora de ver esses indicadores caírem”, pediu a chefe do Executivo.
VARIAÇÃO DOS INDICADORES EM RELAÇÃO AO ANO PASSADO:
- Crimes violentos | – 36%
- Roubo a pedestre | – 19,4%
- Roubo a estabelecimentos comerciais | – 34%
- Roubo a transporte público | – 35%
- Roubo de veículos | – 32%
- Furto de veículos | – 24%
- Roubo a residência | + 8%
- Furto a residência | + 12%
- Arma de fogo apreendida | – 6%
- Crimes acumulados | – 15%
- Pessoas presas | – 20%
*Números comparativos entre janeiro/junho de 2018 e janeiro/junho de 2019
O GGI
Fazem parte do Gabinete a Prefeitura, por meio das secretarias de Segurança Pública (SSP), Transporte e Trânsito (STT) e Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU); o Comando Regional de Polícia Ostensiva Sul; o 4º Batalhão de Polícia Militar; o 3º Batalhão de Bombeiros Militar; a 2ª Companhia de Bombeiros Militar; o Instituto Geral de Perícias; o Foro de Pelotas; Polícia Civil; Consepro; Defensoria Pública; Guarda Municipal; Ordem dos Advogados do Brasil; 8ª Brigada de Infantaria Motorizada; Polícia Federal; 7ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal; Ministério Público; 5ª Delegacia Penitenciaria Regional; Susepe; Ministério Público; Judiciário e 3ª Companhia do Batalhão Ambiental da Brigada Militar.