Segurança Pública entrega delegacia móvel
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) entregou recentemente uma delegacia móvel para a Polícia Civil. A cerimônia de entrega foi realizada no pátio da SSP, com as presenças do chefe de Polícia, delegado Guilherme Wondracek e do coordenador da Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil para Grandes Eventos delegado da Polícia Federal Sérgio Henrique Silva de Silva. Além da delegacia móvel também foram entregues uma plataforma de observação elevada e mais 59 viaturas para a Superintendência dos Serviços Penitenciários.
A delegacia móvel servirá para atendimento com registro de ocorrência. O ônibus possui câmeras de segurança, telefone, internet móvel, sala de contenção e local de espera com toldo. A DP móvel foi adquirida com recursos do Ministério da Justiça e entregue à SSP por meio da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos.
A plataforma de observação elevada fará a captura de imagens, em 360º, por uma torre equipada com câmeras e antenas de grande alcance, que serão transmitidas ao vivo diretamente para o Centro Integrado de Comando e Controle (Cicc). A plataforma, segundo o diretor do Departamento de Comando e Controle da BM, coronel Antônio Scussel, compõe um conjunto tecnológico. “Serão dois Ciccs móveis, duas plataformas e mais o imageador térmico no helicóptero, todos conectados ao centro, na SSP. O somatório vai proporcionar a precisão dos fatos e vamos poder adotar medidas imediatas”.
Das viaturas, 48 serão para o monitoramento de tornozeleiras eletrônicas pela Susepe e 11 para serviços administrativos em todas as regiões penitenciárias do RS. O secretário Airton Michels ressaltou a importância das aquisições para o Estado. “A Susepe está ampliando as instalações de tornozeleiras e essas viaturas serão utilizadas neste trabalho”. Em relação à plataforma e à delegacia móvel, Michels disse que irão atender as necessidades durante a Copa do Mundo e, após, o uso será em grandes eventos.