Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

SEJA SOLIDÁRIO : Grupo prepara doações para crianças indígenas

SEJA SOLIDÁRIO : Grupo prepara doações  para crianças indígenas
24 março
09:17 2021

Prestes a completar um ano, o “Seja Solidário” atende moradores de rua

Por Carlos Cogoy

As crianças indígenas residentes na Cascata, foram lembradas pelo grupo “Seja Solidário” que, a 7 de abril completará um ano. Conforme Cresmar Rodrigues, um dos idealizadores, a cada três meses, o grupo visita os indígenas caingangues da Aldeia Gyró. Com a chegada da Páscoa, a ideia é oferecer lanches, chocolates, balas, biscoitos recheados, e leite. Além disso, para as refeições semanais a moradores de rua, o grupo também necessita de arroz, feijão e massa. Para doar, contatos no fone: 9 9150.3819.

Madrinha Tolentina Maria Farias Rodrigues

AÇÕES – No Natal, o “Seja Solidário” levou presentes aos indígenas, e lanches a famílias da periferia urbana. Mas, semanalmente o grupo tem compromissos com moradores de rua. Aos domingos às 21h30min, são distribuídas 160 refeições. Percorrendo as ruas, além da janta, também é oferecido suco, café, roupas, calçados e máscaras. Já nas quintas, lanche com sanduíche, suco, café e máscara protetiva. Além de Cresmar, atualmente o grupo também conta com Nice Fonseca, Camila Fonseca, Alexandre Bierhals, Jeferson Bastos, Renato Ribeiro, Fabrízia Borges Duarte, Taiana Simões, Rosimeri P. Conceição e Tales Dias.

LOGÍSTICA – As refeições são preparadas, por conta de parceria, nas dependências da vermelho-e-branco General Telles. O fogão industrial, bem como panelas, talheres, eletrodomésticos, forno industrial e botijões, foram doados pela seção sindical do SINASEFE no IFSul. Como madrinhas do “Seja Solidário”, as senhoras Tolentina Maria Farias Rodrigues – mãe do Cresmar -, que prepara o feijão, e aposentada do IFSul, e a senhora Luciara “Taia” Morales, ainda vinculada ao IFSul. Também são padrinhos, Margarete Fonseca Dutra e Luiz Dutra, proprietários do restaurante Komilaw.

HISTÓRIA do projeto começou no início da pandemia. Cresmar e Flávia Maria Porciúncula, mobilizaram-se para auxiliar uma jovem que havia alugado peças para moradia, e não tinha roupas nem móveis. Com o apoio de amigos, foi possível reunir o básico para ela. A seguir, os amigos criaram grupo num aplicativo, para ações solidárias com necessitados durante a pandemia. Na casa de Flávia e do esposo Nick de Paula, a garagem foi transformada em cozinha. Numa primeira ação, com apoio de Luiz Carlos “Romarinho” Ferreira”, e seus colegas da Unimed, foi possível organizar trinta cestas básicas. A distribuição ocorreu em diferentes bairros. Observando os moradores de rua, surgiu a ideia de providenciar refeições. A “Taia” doou o fogareiro, com uma boca, e posteriormente Marta Leite Ramos, ofereceu um com duas bocas. Cresmar menciona amigos que já integraram o grupo: Flávia Maria “Morena Flor” Porciúncula; Nick de Paula; Rafaela Raupp; Andreia Nunes; Elvio “Jamegão”; Douglas Ribeiro; Giuliana Galhardo; Fernanda Barbosa; Fernanda Muller; Thaylon;

Grupo percorre a cidade e oferece marmita, café, suco e máscara

Bia Tim; Chaiana Machado. O grupo tem contado com apoio do projeto Multiplicar e Dividir da professora Nadja Dias da Costa, já realizou live com o grupo “Franqueza”, e promoveu Drive-in com o “Amigos do Sereno”.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções