Diário da Manhã

quarta, 24 de abril de 2024

Notícias

Seleção brasileira ou inglesa?

13 maio
08:41 2022

Penúltima convocação antes da Copa do Mundo traz predomínio de atletas em atuação na Premier League

Por: Henrique König

Nesta semana, 27 jogadores foram chamados por Tite na penúltima convocação da Seleção Brasileira de Futebol antes da Copa do Mundo do Catar, no fim do ano. Serão amistosos contra Coreia do Sul e Japão, em junho. Talvez uma tentativa de reencontro do Brasil com os países-sedes do Mundial de 2002, o último conquistado pela amarelinha.

Faltando pouco tempo para Tite e a comissão concluírem suas análises, chama a atenção o predomínio do futebol inglês na convocatória. Dos 27 jogadores chamados, 13 atuam na Inglaterra. Na matemática simples, é praticamente metade dos nomes.

Um debate que vem ocorrendo a respeito do futebol brasileiro é a falta de protagonistas nos principais clubes europeus. Mas isso até tem melhorado. Zerado em gols na Copa do Mundo de 2018, o atacante Gabriel Jesus voltou a viver grande fase no Manchester City. Está com um índice de acerto nas finalizações invejável, além de contribuir com assistências. Falta pouco para os citizens confirmarem o título do Campeonato Inglês.

Se no estádio de Wembley o Brasil já era presença frequente em amistosos, metade da seleção costuma jogar nele pelo Campeonato Inglês
Foto: Rafael Ribeiro / CBF

Em clubes que estão em menor expressão hoje no futebol inglês, o meia Phelippe Coutinho tem recuperado futebol como um dos protagonistas no Aston Villa e o atacante Richarlison é a esperança do Everton, rival do Liverpool, em evitar um rebaixamento que não ocorre para o clube há mais de 70 anos. Richarlison foi destaque na Olimpíada Tóquio 2020 pelo Brasil.

Nomes da regularidade pelo Liverpool são o goleiro gaúcho Alisson e o volante Fabinho. Estão convocados. Do Arsenal de boa campanha, em 4º lugar na Inglaterra, os Gabriéis: Magalhães na defesa e Martinelli no ataque, tentam somar com a camisa brasileira. De um dos novos ricos do futebol mundial, Bruno Guimarães atua pelo Newcastle.

Esperança no ataque também reside na casa de sempre: Madrid. Finalistas na Liga dos Campeões para enfrentar o Liverpool, os atacantes Vinicius Junior e Rodrygo, ambos de apenas 21 anos, são destaque no Real Madrid.

É triste ver os craques cada vez mais cedo lançados ao Velho Continente. Entre atletas que atuam no futebol brasileiro, foram convocados somente o goleiro Weverton (terceira opção) do Palmeiras, o lateral Guilherme Arana do Atlético Mineiro e o jovem Danilo, meia do Palmeiras, de forma experimental. O Campeonato Brasileiro segue esvaziado. Os craques são Raphael Veiga, sem oportunidade, e Hulk, que não aprovou em outra Copa do Mundo. Os olhares seguem para Europa.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções