Diário da Manhã

quarta, 23 de outubro de 2024

Notícias

SEM ACORDO : Greve dos bancários está completando hoje 29 dias

SEM ACORDO : Greve dos bancários está completando hoje 29 dias
04 outubro
09:43 2016

Sem nova proposta dos patrões, categoria permanece de “braços cruzados” em todo o país

A greve dos bancários completou  ontem 28 dias com 13.245 agências e 29 centros administrativos fechados em todo o país, segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). De acordo com o sindicato, o número representa uma adesão de 56% da categoria.

O maior número de agências fechadas foi registrado no dia 27 de setembro, quando 13.449 delas tiveram suas atividades paralisadas. De acordo com o Banco Central, o país tem 22.676 agências bancárias instaladas, segundo último balanço. Até ontem ao final da tarde nenhuma nova rodada de negociação havia sido agendada para esta semana.

NAS AGÊNCIAS privadas paralisação é total na greve que dura quase um mês

NAS AGÊNCIAS privadas paralisação é total na greve que dura quase um mês

Na quarta-feira passada, os bancários se reuniram com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), mas o encontro terminou sem acordo, e os grevistas decidiram manter a paralisação.

A greve já é mais longa do que a realizada pelos bancários no ano passado, que durou 21 dias. Segundo a Contraf-CUT, a greve mais longa da categoria na história foi em 1951 e durou 69 dias. Nos últimos anos, a mais longa foi a de 2004, com 30 dias.

PELOTAS – De acordo com o Sindicatos dos Bancários de Pelotas e Região, em Pelotas todas as agências bancárias estão fechadas para atendimento ao público. Algumas, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal – segundo o secretário-geral, César Melo, mantém algum tipo  de atendimento, parcial. As agências privadas, no entanto, estão 100% paralisadas.

Ontem à tarde os trabalhadores fizeram uma assembleia para avaliação do movimento, que permanece até que haja um acordo entre trabalhadores e patrões. Para amanhã, segundo Melo, está programada uma mateada, às 15h, na praça Coronel Pedro Osório, em frente ao Teatro Sete de Abril.

Comentários ()

Seções