Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

Semáforo com alerta sonoro é instalado em frente à escola Louis Braille

Semáforo com alerta sonoro é instalado em frente à escola Louis Braille
22 junho
09:31 2022

Cerca de 1.500 usuários da Associação e da Escola Louis Braille para deficientes visuais contam agora com mais segurança e acessibilidade. A prefeita Paula Mascarenhas acompanhou a conclusão da instalação do semáforo com alerta sonoro, feita pela Secretaria de Transporte e Trânsito (STT), e a entrega da nova travessia de pedestres ontem, na rua Andrade Neves (foto). A sinalização do local passa a ter um semáforo com botão que emite um alerta sonoro para identificação do tempo para a travessia da via.

Equipamento é o primeiro instalado em Pelotas

Conforme a gestora, a obra contempla toda comunidade, em especial os alunos da escola que completou 70 anos de fundação este ano, e que atende também a um pedido do vereador Sidnei Fagundes (PT), que morreu em fevereiro deste ano. “É uma obra simples, mas de extrema relevância para o pessoal do Louis Braille, um novo semáforo com sinal sonoro para orientar a travessia da rua com mais segurança. Fizemos questão de acompanhar essaa entrega em homenagem ao Sid e a todos do Louis Braille”, destacou Paula.

De acordo com o presidente da Associação Louis Braille, Dilmar Cunha Rodrigues, é mais um importante instrumento para a segurança das pessoas cegas e que era aguardada há muito tempo. “Esse semáforo nos garantirá mais tranquilidade para atravessarmos essa rua que é de grande movimento. Agradecemos muito ao Poder Público que se sensibilizou e atendeu a nossa demanda”, avaliou Rodrigues.
Uma placa em homenagem ao vereador Sid foi descerrada no hall de entrada da escola. A vereadora Miriam Marroni (PT) também acompanhou a atividade.

O SEMÁFORO SONORO

De acordo com o secretário de Transporte e Trânsito, Flávio Al-Alam, o novo conjunto semafórico instalado no local é um investimento da Prefeitura, orçado em torno de R$ 30 mil, e está equipado com um botão para interromper o trânsito de veículos e possibilitar a passagem do pedestre. Um toque aciona o sistema que solicita ao usuário o pressionamento do botão por três segundos, orientando para aguardar o sinal sonoro que permite a travessia em um tempo de 15 segundos. Os motoristas e ciclistas devem ficar atentos ao transitarem pelo local. A sinalização horizontal foi revitalizada, alertando para o funcionamento do novo sistema.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções