SEMANA DA DIVERSIDADE : “Os avanços na defesa dos direitos da população LGBT”
Entre os dias 27 de novembro e 3 de dezembro acontecerá em Pelotas a Semana da Diversidade e a Parada da Diversidade. Os eventos são organizados por várias instituições, organizações e movimentos sociais, que representam os interesses da população de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Trans no Município.
Entre eles está o Grupo Também; a ONG Gesto; NUGEN (Núcleo de Gênero e Diversidade da Universidade Federal de Pelotas); Comissão Especial de Diversidade Sexual e Gênero da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção Pelotas – CEDSeG; Grupo Diversus – grupo interdisciplinar de estudos em gênero e diversidade sexual do Colégio Municipal Pelotense; ANTRA – Associação Nacional De Travestis E Transexuais.
A Semana da Diversidade e a Parada da Diversidade, são uma construção coletiva dessas organizações, instituições e movimentos sociais, que unem forças também para a concretização do Conselho Municipal LGBT de Pelotas.
Neste ano, o formato de organização e apoio aos Eventos citados prima pela representação plural, em especial pela transparência e responsabilidade no uso dos recursos públicos e privados empenhados. Para tanto, as solicitações quanto a toda estrutura e recursos necessários são feitas à Prefeitura Municipal de Pelotas que é a responsável por realizar uma análise da possibilidade, da contratação e da gestão destes recursos para a prestação dos serviços necessários a boa realização dos eventos.
A Semana da Diversidade e a Parada da Diversidade terão como tema “Como nós, tu também és vítima da LGBTfobia”. A Semana inicia segunda-feira, dia 27 de novembro, e se estende até domingo, 3 de dezembro, sendo este o dia da Parada da Diversidade. Cada uma das instituições organizadoras será responsável pela realização de um dos eventos que ocorrerão durante toda essa semana.
No dia 27 de novembro, às 19h, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Pelotas, acontecerá o evento de abertura da Semana da Diversidade, a cargo da Comissão Especial de Diversidade Sexual e Gênero da OAB Pelotas, que irá abordar o tema “Os avanços na defesa dos direitos da população LGBT em Pelotas”. Neste ato será entregue à Prefeita municipal uma minuta, contendo sugestões quanto ao Estatuto do Conselho Municipal LGBT e seu Regimento. Este evento conta com apoios específicos, quais sejam NUGED (Núcleo de Gênero e Diversidade do Instituto Federal Sul Rio Grandense – Campi Pelotas); Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM; ABMCJ – Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica; Conselho da Mulher – Pelotas e Comissão Especial do Jovem Advogado da OAB Pelotas.
A Semana da Diversidade e Parada da Diversidade contam com o apoio da Prefeitura Municipal de Pelotas; do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e da Subseção Pelotas da Ordem dos Advogados do Brasil.