SEMANA DA PÁTRIA : Parada da Juventude vai ser realizada dia 2 de setembro
A Parada da Juventude em Pelotas já tem data e local definido neste ano: dia 2 de setembro, domingo, a partir das 14h, na avenida Bento Gonçalves. Bandas de oito escolas municipais de Pelotas já estão confirmadas para o desfile, que integra as comemorações da Semana da Pátria.
A concentração ocorre às 13h, na esquina da rua Gonçalves Chaves, e a dispersão na Marechal Deodoro. Para a Parada de 2018, está aprovada a realização de evoluções – movimentos coreografados dos participantes das bandas. Estas e outras decisões foram anunciadas em reunião na Secretaria de Cultura (Secult), na tarde desta sexta-feira (3). Em caso de mau tempo, o desfile será transferido para outra data.
Gerente de projetos escolares da Secretaria de Educação e Desporto (Smed), Fernanda Carneiro afirmou que o evento é uma oportunidade para estimular o civismo para os estudantes. Trabalhar a temática em sala de aula durante a Semana da Pátria alusiva, neste ano, aos 196 anos de Independência do Brasil, foi sugerida por Fernanda na ocasião.
TRÂNSITO
O desfile acarretará em interrupções no trânsito a partir das 12h30min de domingo. Estarão bloqueados os cruzamentos da Bento com as ruas Almirante Barroso, Santa Cruz, Félix da Cunha, Padre Anchieta, Quinze de Novembro, General Osório; os da rua Doutor Amarante com Marechal Deodoro, Andrade Neves e Padre Anchieta; e o cruzamento das vias Antônio dos Anjos e Gonçalves Chaves. O trânsito deve voltar à normalidade com o término do evento, previsto para as 17h.
PARTICIPAÇÃO
Desfilam na Parada da Juventude as bandas das Escolas de Ensino Fundamental (Emefs) Nossa Senhora de Lourdes, Márcio Dias, Alberto Rosa, Independência, João da Silva Silveira, Luiz Augusto Assumpção, Balbino Mascarenhas e Núcleo Habitacional Dunas.
Participam também as mascotes da campanha Seja Doce Com Pelotas e o personagem do Seja Digital – programa responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o digital da televisão no Brasil. No dia 2, equipe realiza o agendamento para a retirada de kits, contendo conversor e antena, de forma gratuita, a beneficiários de programas sociais do Governo Federal; dia 28 de novembro ocorre o desligamento do sinal analógico em Pelotas.