SEMANA DA PÁTRIA : Programação aberta oficialmente
Pelotas está inserida nas comemorações dos 193 anos da Independência do Brasil, com mais uma Semana da Pátria, aberta oficialmente na manhã de ontem, com o acendimento do Fogo Simbólico na pira do Altar da Pátria, no parque Dom Antônio Záttera, sob a execução dos hinos brasileiros pela banda da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada (BIMtz).
Após a execução do hino da Independência, o coordenador do programa Boa Escola para Todos, Sadi Sapper, representando o prefeito Eduardo Leite, declarou aberta oficialmente a Semana da Pátria em Pelotas. Pelotões formados por militares, por estudantes do Colégio Tiradentes, pela Associação dos Corredores de Rua (Ascorp), por escoteiros dos grupos Voluntários da Pátria, Itaipu e São Francisco de Assis, e por representantes do município do Capão do Leão conduziram o Fogo Simbólico, por ruas da cidade, do Batalhão Tuiuti, à avenida Duque de Caxias, até o Altar da Pátria, na Bento Gonçalves. O percurso contou com a escolta de agentes de Trânsito em motocicletas.
O Fogo Simbólico foi recepcionado por autoridades militares, civis e populares, destacando-se a 8ª BIMtz, o Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Sul (CRPO-Sul), o 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM), a Loja Maçônica Fraternidade 3, a Liga da Defesa Nacional (LDN), a direção do Colégio Tiradentes, e a representação do Poder Executivo.
As bandeiras Nacional, do Rio Grande do Sul e de Pelotas foram hasteadas ao som do hino da Bandeira, seguido do hino Nacional. Professor Sadi Sapper, o comandante da 8ª BIMtz, general Carlos Alberto Dahmer, e o presidente do núcleo local da Liga da Defesa Nacional (LDN), André Luiz Borges Pereira, retiraram uma centelha do Fogo Simbólico para acendimento da pira da Pátria.
A mensagem da LDN elucidou sobre a difusão de valores morais, cívicos e patrióticos da Semana da Pátria, salientando três problemas a serem vencidos pelos brasileiros: educação, corrupção e preservação da Amazônia.
O advogado José Karini, especialmente convidado como orador da abertura da Semana da Pátria, recordou passagens da história do País durante os 193 anos de independência e os 127 de República. Além de fatos históricos, lembrou feitos de vultos como Tiradentes, Duque de Caxias, Tamandaré, Rui Barbosa, Osvaldo Cruz e outros.
O hino Rio-Grandense encerrou a solenidade e o presidente do núcleo da LDN entregou uma centelha do Fogo Simbólico à representação do Capão do Leão, para ser conduzida àquele município.