SEMANA DO PEIXE : Feirantes esperam vender cinco toneladas de pescado
A 4ª Semana do Peixe foi aberta ontem na banca da Esquina Democrática (Sete de Setembro com Andrade Neves). O evento busca estimular a venda do pescado através da participação de todos os elos da cadeia produtiva do pescado.
Até sexta, o público poderá adquirir a produção da Colônia Z3 no Calçadão e, até sábado, em vários pontos do município, inclusive na zona rural.
Segundo o chefe do Departamento de Pesca e Aquicultura (DPA) de Pelotas, DPA, Cleiton Molina, a Semana do Peixe envolve 60 feirantes da Z3. No ano passado, a banca foi instalada na avenida Bento Gonçalves. “Nossa expectativa é de ultrapassar as vendas de 2016, que foram de cinco toneladas”, contou a pescadora Cátia da Rocha. Os mais vendidos são os filés de peixe, a R$ 15 o quilo. Já o camarão, que vem de Rio Grande, chega a R$ 50 o quilo do pequeno descascado. “A água não adoça e a Lagoa dos Patos ficou ruim para o camarão. Só trazendo de fora”, lamenta a comerciante.
A aposentada Lisete Nilmann, em meio a compras no Centro, aproveitou para levar quatro filés para casa. “Sou sozinha então me duram vários dias. Gosto de peixe anjo porque não tem espinha”, explicou.
Representando a prefeita Paula Mascarenhas, que cumpre agenda de compromissos em Brasília, o assessor especial Sadi Sapper ressaltou a importância da pesca no município. “Estamos a 50 quilômetros do mar e ao lado da Lagoa dos Patos, além de estarmos próximos à Lagoa Mirim. Um dia o homem pode não ter mais terra para plantar e terá que se voltar ao mar. Pesca com eficiência e sustentabilidade é o futuro”.
O evento é promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e tem programação em parceria com a Associação de Aquicultores (AARGS) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) nos cursos de piscicultura e de processamento de peixes, além do 1º Evento Gastronômico do Peixe. Ao final da cerimônia de apresentação, Sapper distribuiu rosas brancas às feirantes e clientes pelo Dia Internacional da Mulher.
PROGRAMAÇÃO
Quinta-feira (9)
Das 9 às 17h – Curso de Processamento de Peixes, promovido pela Associação de Aquicultores em parceria com o Senar-RS. Local: Casarão Bachini, Quilombo (7º distrito).
Sexta-feira
Das 9 às 17h – Curso de Processamento de Peixes, promovido pela Associação de Aquicultores em parceria com o Senar-RS. Local: Casarão Bachini, Quilombo (7º distrito).
Sábado
10h – 1º Evento Gastronômico do Peixe (tilápias e espécies nativas). Almoço promovido pela Associação de Aquicultores (AARGS) e Senac. Local: Praça ao lado da Administração Distrital do Quilombo (7º distrito).