Diário da Manhã

segunda, 23 de dezembro de 2024

Notícias

SEMENTES DE LUZ : Grupo auxilia moradores da Estrada do Engenho

SEMENTES DE LUZ  : Grupo auxilia moradores  da Estrada do Engenho
08 julho
09:24 2021

Campanha do Grupo Sementes de Luz arrecada roupas e alimentos

Por Carlos Cogoy

No início de agosto, será feita mais uma entrega de doações a famílias que moram na Estrada do Engenho. A iniciativa é do grupo solidário Sementes de Luz, que mensalmente tem arrecadado gêneros alimentícios, cobertores e material de higiene. O local foi escolhido pelo grupo, pois reúne famílias de catadores, que vivem em condições precárias. Em muitas das moradias não há água encanada, e a renda mensal do catador fica em torno de R$200,00. A partir de ações desenvolvidas na localidade, que contrasta com a vizinhança que reside em condomínios fechados, houve o cadastramento de famílias necessitadas. No início das ações neste ano, 23 famílias foram cadastradas. Porém, diz Priscila Ineu, integrante do “Sementes de Luz”, atualmente são mais de trinta, e a demanda tem aumentado, pois mensalmente surgem novos moradores. Doações podem ser entregues no Mecado Umuharama – avenida Ferreira Viana 2.849 -, e também no açougue Degust Carnes e Conveniências – rua Elgar Carlos Hadler 1.607 no Umuharama. Contribuições financeiras podem ser feitas via Pix: 53984064439. Instagram: @ gs.sementesdeluz

Ação solidária realiza entregas mensais

TRAJETÓRIA – Priscila conta que, desde 2018, dedica-se a ações solidárias. Porém, participava esporadicamente em outros grupos. Em agosto do ano passado, reuniu-se com amigos – integrantes estão identificados com a doutrina espírita -, e foi criado o Sementes de Luz. A primeira campanha ocorreu em outubro, para celebrar o Dia da Criança. Na periferia da cidade, houve a distribuição de trezentos brinquedos às crianças, e também de 160 embalagens com guloseimas. A distribuição foi possível, devido às doações da comunidade. Ao fim do ano, com a proximidade do Natal, grupo realizou campanha que ofereceu brinquedos e panetones.

MATERIAL ESCOLAR – Em fevereiro, a campanha foi para reunir material escolar. “Arrecadamos livros usados e distribuímos para as crianças e adolescentes que, devido à pandemia têm de fazer aulas em casa, mas não têm acesso à internet. Então, os livros auxiliam no processo de aprendizado. A campanha foi linda, pois recebemos livros usados de várias escolas particulares, o que muito nos comoveu. Com as doações, famílias carentes de tudo, tiveram acesso a conteúdo escolar diferenciado. Os livros escolares e também cestas básicas, foram distribuídas na Estrada do Engenho, Doquinhas e rua Mário Meneghetti na Balsa”, diz Priscila.

GRATIDÃO – Na Páscoa, ação que ofereceu alimentos e chocolates. Já no dia das mães, o grupo doou alimentos e também um “mimo” às mães. “Fui surpreendida por uma criança, que entregou numa sacolinha amarrada com fita, uma linda bonequinha de pano. Um ato tão singelo, que encheu meu coração de alegria. Um anjo de nove anos, praticando a gratidão. Foi lindo, pois a realidade dessas famílias é de muita precariedade. Você consegue se imaginar sem um banheiro, ou uma pia de cozinha para fazer comida? A cada trabalho, apesar de parecer que somos nós que ajudamos, na verdade, nós somos ajudados, pois são momentos de muito aprendizado, de muita troca de amor. É a satisfação de voltar pra casa, com o pensamento do dever cumprido, pois conseguimos, novamente, melhorar a qualidade de vida daquela comunidade”, conclui.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções