Diário da Manhã

domingo, 24 de novembro de 2024

Notícias

SEMINÁRIO : Comunidade aponta diretrizes para um trânsito seguro

22 outubro
09:29 2015

Um público diversificado superior a 270 pessoas entre estudantes, profissionais do trânsito, segurança, educação e a população em geral, lotaram o auditório da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) debatendo um trânsito mais seguro.

Ao final do Seminário sobre Segurança no Trânsito em Pelotas, foi elaborado um documento, a “Carta Maria Eduarda Soares de Barros”, com princípios e diretrizes sugeridas e eleitas pelos participantes para qualificar o trânsito no município. A carta será entregue ao Poder Público e demais órgão ligados ao tema, com objetivo de servir de base para criação de políticas públicas visando um trânsito mais pacífico.

A platéia acompanhou atenta as palestras. O defensor público Estadual Dr. Igor Menini, um dos organizadores do evento junto ao vereador Antonio Peres – Toninho (PSB), falou sobre os crimes no trânsito. Cléo Cardozo, diretor de trânsito da Prefeitura apresentou as ações da secretaria de trânsito no que tange a segurança. Fabiano Goia, chefe de operações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apresentou estatísticas e as ações da instituição. O diretor do Sest/Senat-Pelotas, Roger Lange falou sobre a necessidade da redução de velocidade nas vias. Encerrando o ciclo de palestras, o secretário estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social, Miki Breier, ex-coordenador da Frente Parlamentar do Trânsito Seguro na Assembléia, destacou as ações da frente parlamentar no Estado.O Juiz de direito e diretor do Fórum, Marcelo Cabral, e o delegado da PRF, José Dourado, também participaram do evento.

VEREADOR Antônio Peres diz que seminário cumpriu seu papel

VEREADOR Antônio Peres diz que seminário cumpriu seu papel

Ao final do evento os participantes elegeram cinco princípios e cinco diretrizes para compor a carta de intenções, dentre várias propostas encaminhadas pelo próprio público (ver abaixo). O documento leva o nome de Maria Eduarda Soares de Barros (9), vítima da imprudência do trânsito quando atravessa a faixa de pedestre em frente ao condomínio onde morava, em fevereiro de 2014. “O que aconteceu com essa menina não pode ficar em vão”, disse o parlamentar socialista. A carta será entregue em mãos pelo vereador e o Defensor Público as autoridades competentes. Todos os participantes assinaram o documento.

Na avaliação do vereador Antonio Peres-Toninho, coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro de Pelotas, o seminário cumpriu seu papel. “A comunidade falou! Tínhamos que ouvir a população, pois ela vive diariamente os problemas do trânsito, e conseguimos”, avaliou. “Nossos palestrantes provocaram o público que reagiu sugerindo diversas ações as quais eles entendem que podem melhorar o trânsito. Foi positivo”, completou Igor Menini.

Princípios e diretrizes escolhidos pelo público participante:

                 PRINCÍPIOS

1 – mais campanhas educativas sobre trânsito;

2 – incentivar o uso de bicicletas;

3 – transporte coletivo de qualidade e em mais horários;

4 – melhor educação de trânsito na base, pois os problemas no trânsito decorrem de

características da frágil cultura educacional sobre o assunto;

5 – qualificação na mobilidade urbana.

 

                 DIRETRIZES

1 – fazer obras de pavimentação, sinalização e demais à noite evitando congestionamentos;

2 – implementar mais faixas de segurança;

3 – implementar mais ciclovias;

4 – faixas exclusivas para ônibus em horários de grande fluxo de veículos;

5 – proibir estacionamento em vias de grande fluxo.

Comentários ()

Seções