SEMINÁRIO : Comunidade aponta diretrizes para um trânsito seguro
Um público diversificado superior a 270 pessoas entre estudantes, profissionais do trânsito, segurança, educação e a população em geral, lotaram o auditório da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) debatendo um trânsito mais seguro.
Ao final do Seminário sobre Segurança no Trânsito em Pelotas, foi elaborado um documento, a “Carta Maria Eduarda Soares de Barros”, com princípios e diretrizes sugeridas e eleitas pelos participantes para qualificar o trânsito no município. A carta será entregue ao Poder Público e demais órgão ligados ao tema, com objetivo de servir de base para criação de políticas públicas visando um trânsito mais pacífico.
A platéia acompanhou atenta as palestras. O defensor público Estadual Dr. Igor Menini, um dos organizadores do evento junto ao vereador Antonio Peres – Toninho (PSB), falou sobre os crimes no trânsito. Cléo Cardozo, diretor de trânsito da Prefeitura apresentou as ações da secretaria de trânsito no que tange a segurança. Fabiano Goia, chefe de operações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apresentou estatísticas e as ações da instituição. O diretor do Sest/Senat-Pelotas, Roger Lange falou sobre a necessidade da redução de velocidade nas vias. Encerrando o ciclo de palestras, o secretário estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social, Miki Breier, ex-coordenador da Frente Parlamentar do Trânsito Seguro na Assembléia, destacou as ações da frente parlamentar no Estado.O Juiz de direito e diretor do Fórum, Marcelo Cabral, e o delegado da PRF, José Dourado, também participaram do evento.
Ao final do evento os participantes elegeram cinco princípios e cinco diretrizes para compor a carta de intenções, dentre várias propostas encaminhadas pelo próprio público (ver abaixo). O documento leva o nome de Maria Eduarda Soares de Barros (9), vítima da imprudência do trânsito quando atravessa a faixa de pedestre em frente ao condomínio onde morava, em fevereiro de 2014. “O que aconteceu com essa menina não pode ficar em vão”, disse o parlamentar socialista. A carta será entregue em mãos pelo vereador e o Defensor Público as autoridades competentes. Todos os participantes assinaram o documento.
Na avaliação do vereador Antonio Peres-Toninho, coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro de Pelotas, o seminário cumpriu seu papel. “A comunidade falou! Tínhamos que ouvir a população, pois ela vive diariamente os problemas do trânsito, e conseguimos”, avaliou. “Nossos palestrantes provocaram o público que reagiu sugerindo diversas ações as quais eles entendem que podem melhorar o trânsito. Foi positivo”, completou Igor Menini.
Princípios e diretrizes escolhidos pelo público participante:
PRINCÍPIOS
1 – mais campanhas educativas sobre trânsito;
2 – incentivar o uso de bicicletas;
3 – transporte coletivo de qualidade e em mais horários;
4 – melhor educação de trânsito na base, pois os problemas no trânsito decorrem de
características da frágil cultura educacional sobre o assunto;
5 – qualificação na mobilidade urbana.
DIRETRIZES
1 – fazer obras de pavimentação, sinalização e demais à noite evitando congestionamentos;
2 – implementar mais faixas de segurança;
3 – implementar mais ciclovias;
4 – faixas exclusivas para ônibus em horários de grande fluxo de veículos;
5 – proibir estacionamento em vias de grande fluxo.