Diário da Manhã

segunda, 13 de maio de 2024

Notícias

Seminário da Soja trata do manejo e prevenção da Helicoverpa

04 julho
15:14 2014

Depois da visitação, no início do ano, de caravanas de especialistas da Embrapa para conscientização e prevenção do ataque da lagarta Helicoverpa armigera no Rio Grande do Sul, está organizado um espaço na programação do Seminário Técnico da Soja, que antecede a realização da 40ª Reunião de Pesquisa de Soja na Região Sul, que vai acontecer nas dependências da Embrapa Clima Temperado, em Pelotas/RS, entre os dias 29 a 31 de julho.

Metade Sul apresenta ocorrências e produtores podem buscar orientação técnica durante dia 29 de julho, na Embrapa

Metade Sul apresenta ocorrências e produtores podem buscar orientação técnica durante dia 29 de julho, na Embrapa

Segundo a pesquisadora Ana Paula Afonso da Rosa, da área de Entomologia e Sanidade Vegetal e organizadora do evento, a temática sobre a Helicoverpa é de interesse dos produtores. “Recebemos informações de grupos de produtores e alguns ligados a cooperativas de municípios da Metade Sul de suspeitas da presença da lagarta. Nossa estratégia está no manejo da lavoura para controle da Helicoverpa e o uso indiscriminado de agrotóxicos”, ressaltou.

Ela contou que foram instaladas armadilhas nos locais suspeitos e as suas coletas de material para análises. “Em todos os municípios que solicitaram a análise foram detectadas ocorrências da lagarta. O resultado comunicado ao Ministério”, disse. Ana Paula relatou que os municípios atingidos pela presença da Helicoverpa nas lavouras foram Alegrete, Camaquã, Jaguarão, Pelotas, Rio Grande e Santa Vitória do Palmar.

Para a pesquisadora o município de Rio Grande, nas lavouras visitadas, foi o que apresentou situações mais sérias. “A grande preocupação está na adoção dos tratos culturais pelo produtor que precisam ser realizados”, alertou. Conforme ela, o prejuízo da Helicoverpa armigera está ligado simplesmente ao manejo da lavoura e como a lagarta destrói folhas e vagens, ela suspende o desenvolvimento total da planta, o que compremete toda uma produção.

Embora, os primeiros focos e situações mais graves de prejuízos pela lagarta foram apresentadas nas regiões Norte e Noroeste do Rio Grande do Sul, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Embrapa planejam a vinda da Caravana da Helicoverpa à Pelotas e Metade Sul do Estado, para o próximo ano, a fim de contribuir na transferência de tecnologias em prevenir e atacar a doença.

Uma forma de realizar um diagnóstico da situação atual e de  antecipar as possíveis ações para controle desta lagarta na região Sul do Brasil, o Seminário Técnico de Soja, durante todo o dia 29 de julho, tratará de um painel sobre o manejo de Helicoverpa armigera no RS e as ações do Mapa relacionadas à lagarta. Além disso, durante todo este primeiro dia de evento será dedicado como controlar plantas daninhas na cultura da soja, novos estudos de manejos nas lavouras e novos produtos e tecnologias na aplicação de produtos tradicionais e inovadores.

O Seminário Técnico da Soja, acontece durante todo o dia 29 de julho, aberto a produtores, professores, técnicos, estudantes e comunidade interessada na temática. Já, a 40ª Reunião  de Pesquisa de Soja na Região Sul, nos dias 30 e 31 de julho, é voltada aos pesquisadores e especialistas no assunto.

Para fazer inscrições on line acesse http://www.cpact.embrapa.br/eventos/2014/julho/reuniao-soja/index.php  somente até dia 25 de julho, após esta data somente no logal.

Visite também a página do evento em http://www.cpact.embrapa.br/eventos/2014/julho/reuniao-soja/arquivos/programacao.pdf, você encontra a programação preliminar.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções