Seminário na UCPel debate os 100 anos da revolução russa com a presença de Stédile
A partir desta segunda, seminário especial no auditório da UCPel. Na programação até quinta-feira, debates sobre a atualidade da revolução russa, que está completando centenário. O que a Revolução Russa, que desbancou a autocracia do “Czar” na Rússia em 1917, pode contribuir com a interpretação crítica da contemporaneidade no Brasil? Cem anos depois, a chegada dos bolcheviques ao poder, menos do que saudosismo, mantém-se viva como perspectiva de transformação social. É possível, e a história se constrói na convergência da teoria e prática. Como possibilidade de debate e reflexão, seminário “100 Anos da Revolução Russa”. Inscrições abertas no Instituto Mário Alves (IMA) – 12h30min às 19h -, à rua 15 de Novembro 501 A. Informações: (53) 3025.7241.
COORDENAÇÃO reúne o programa de pós-graduação em História/UFPel, mestrado e doutorado em Política Social/UCPel, curso de história da UFPel, UNIPAMPA, IMA. Apoiadores: ADUFPel/SSind; Sesunipampa; União da Juventude Comunista (UJC Brasil); Sindicato da Alimentação; Sindicato dos Bancários; Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro; Rádio Com 104.5; Ifsul Campus Jaguarão; ANDES Sindicato Nacional; Asufpel Sindicato; MST; ICH/UFPel; Juventude Anticapitalista (RUA); Sindifisco; Alicerce Nacional; Sintrapospetro; CEPERS/Sindicato; SIMP; Levante Popular da Juventude; Federação dos Metalúrgicos.
PROGRAMAÇÃO:
25 de setembro:
Noite (19h) – mesa-redonda:
O contexto histórico da Revolução Russa e a questão agrária na sociedade soviética. Com João Pedro Stédile (Dirigente Nacional do MST) e professor Dr. Enrique Serra Padrós (departamento de História/UFRGS)
26 de setembro
Manhã (8h30min) – conferência:
As mulheres na Revolução Russa. Com a professora Dra. Flávia Carvalho Chagas (departamento de Filosofia/UFPel)
Tarde (14h) – mesa-redonda:
As experiências de autogestão na Revolução Russa. Com Cláudio Nascimento (educador popular/ Escola Sul da CUT) e professor Dr. Bruno Lima Rocha (Curso de RI/ Unisinos)
Noite (19h) – atividade cultural / conferência:
Rosa Luxemburgo e a Revolução Russa. Com a profa. Dra. Isabel Loureiro (filósofa e professora aposentada/ UNESP)
27 de setembro
Manhã (8h30min) – oficina:
Como abordar a Revolução Russa em sala de aula? Com professora Louise Berndt Muller (rede estadual), professora Natiele Gonçalves Mesquita (rede municipal e estadual), Debora Striender Kreuz (doutoranda em História UFRGS), Natasha Dias Casteli (mestre em História/Unisinos)
Tarde (14h) – mesa-redonda:
Educação, arte e cultura na União Soviética. Com a professora Dra. Conceição Paludo (FACED/UFRGS), professor Dr. Nilo Piana de Castro (Colégio de Aplicação/UFRGS), professora Dra. Nara Machado (Faculdade de Arquitetura-PUC/RS)
Noite (19h) – mesa-redonda:
O debate econômico na Revolução Russa. Com o professor Claudio Gurgel (Administração Pública/UFF) e professor Dr. Antônio Cruz (Curso de RI/UFPel)
28 de setembro
Manhã (8h30min) –
Cine-debate sobre Revolução Russa. Mediação: professor Dr. Nilo Piana de Castro (Colégio de Aplicação/UFRGS)
Tarde (14h) – A atualidade do Leninismo. Com Ricardo Gebrin (advogado; dirigente da Consulta Popular) e João Machado (Departamento de Ciências Econômicas /PUC-SP)
Noite (19h) – mesa-redonda:
A influência da Revolução Russa na contemporaneidade. Com a professora. Dra. Carla Luciana Silva (departamento de História/UNIOESTE), professor Dr. Luiz Dario Teixeira Ribeiro (departamento de História/UFRGS) e Dr. Frederico Bartz (UFRGS).
(C0G0Y)