Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

Senador Lasier visita Parque Tecnológico

Senador Lasier visita Parque Tecnológico
17 fevereiro
08:15 2020

A visita do senador gaúcho Lasier Martins movimentou a sexta-feira, (14, no Pelotas Parque Tecnológico, que recebeu o parlamentar com atuação de destaque na conquista pela verba da usina fotovoltaica anunciada este mês. Lasier foi recebido pela prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, o vice-prefeito, Idemar Barz, e o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Pelotas, Gilmar Bazanella, assim como o secretário de Planejamento e Gestão da Prefeitura, Roberto Ramalho, o presidente do Conselho e a Diretora Executiva do Parque Tecnológico, Mauro Meireles e Rosâni Ribeiro, além de outras autoridades e empreendedores instalados no Parque.

Logo na chegada o parlamentar conferiu a linha do tempo inaugurada em 2019 e que conta com o registro da sua visita anterior ao Pelotas Parque, ainda no período de obras, em 2015. Para ele, hoje o local representa a inovação em Pelotas. “Esse projeto virou a chave na cidade e em toda região”, destacou ele, que conversou com empresários e representantes de instituições sobre diversas demandas que podem fortalecer ainda mais a inovação e empreendedorismo na região.

SENADOR foi recebido pela prefeita Paula Mascarenhas

SENADOR foi recebido pela prefeita Paula Mascarenhas

Acompanhando a visita, a prefeita Paula Mascarenhas salientou que o parque está com a capacidade totalmente ocupada e é um espaço onde as ideias criativas e inovadoras se transformam em realidade. “Foi um longo caminho desde 2005 até o Parque atingir a maturidade atual e convencer as pessoas de que poderia dar certo como está realmente acontecendo”, afirmou. Lasier também conheceu a área externa onde serão instalados os painéis solares e salientou que a energia limpa e sustentável é um ponto que não pode ficar de fora dos novos empreendimentos.

A Diretora Executiva do Pelotas Parque Tecnológico, Rosâni Ribeiro, explicou ao parlamentar o diferencial do espaço. “Ao contrário de outros casos, aqui foram as universidades que trouxeram suas incubadoras para agregar, o que enriquece ainda mais nosso potencial e supre a demanda pelo desenvolvimento em novas áreas”. O modelo foi elogiado por Lasier: “Enquanto jornalista visitei uma série de parques tecnológicos pelo mundo e sou um grande fã. O que se está fazendo em Pelotas é grandioso também e tem muito potencial ainda”, ressaltou.

Lasier foi o autor da emenda parlamentar que destinou os R$ 420.774,00 em recursos para a construção da usina fotovoltaica de geração de energia sustentável. A Prefeitura Municipal de Pelotas também atuará no projeto com uma contrapartida de cerca de R$ 4.000 sob a operação da Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG).

ESTRUTURA IRÁ GERAR ECONOMIA
A instalação de energia solar será viabilizada a partir de 245 painéis que deverão gerar 109 mil kWa por ano. A estrutura a ser construída também permitirá um espaço coberto para novas 32 vagas de estacionamento. O projeto também prevê os custos para compra de equipamentos e toda infraestrutura necessária. A economia no consumo de energia, segundo o Conselho de Administração do Pelotas Parque Tecnológico (Consad), poderá chegar a 60%, beneficiando as empresas, parceiros e toda comunidade.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções