SÉRIE A : Avaí e Coritiba caem
Os rubro-negros escaparam do rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Numa rodada dramática para quatro equipes, a dor da queda para a segunda divisão atingiu Avaí e Coritiba. Os dois se juntam a Atlético/GO e Ponte Preta, que já tinham caído para a Série B. Com o coração na mão, Sport e Vitória conseguiram se manter na primeira divisão.
Na última rodada, quatro equipes – Vitória (43 pontos), Coritiba (43), Sport (42) e Avaí (42) – lutavam para escapar do rebaixamento, com duas vagas ainda abertas na ponta de baixo da tabela de classificação. O Sport entrou em campo, na Ilha do Retiro, para enfrentar o campeão Corinthians, no Z-4. E foi o único dos quatro a vencer neste domingo. O atacante André marcou o gol que salvou o futebol pernambucano em 2017, já que Santa Cruz e Náutico desceram da Série B para a C.
O Vitória só dependia de um triunfo para se manter na primeira divisão. Mas tomou a virada de 2 a 1 do Flamengo no Barradão, em Salvador. Só foi salvo do rebaixamento por conta de um gol da Chapecoense no finalzinho da partida, o qual rebaixou o Coritiba. O time baiano marcou com Carlos Eduardo, mas levou dois do Flamengo no segundo tempo: Rafael Vaz e Diego (pênalti).
REBAIXADOS – Se vencesse a Chapecoense, em Santa Catarina, o Coritiba se manteria na Série A – independentemente dos demais resultados da rodada. Saiu na frente com Kléber Kladiador, mas a Chape empatou ainda no primeiro tempo com Elicarlos. Aos 48 minutos da etapa final, Túlio Melo fez o segundo da Chapecoense e decretou a queda do Coxa.
Já o Avaí lutou muito, correu atrás, criou chances deu gol e deu trabalho ao goleiro Vanderlei no empate por 1 a 1 com o Santos na Vila Belmiro. Tudo isso foi insuficiente para se manter na Série A.
Palmeiras fica com 2º lugar
Mesmo tomando 3 a 0 do Atlético/PR, em Curitiba, o Palmeiras assegurou o vice-campeonato no Brasileirão e vai embolsar R$ 11,3 milhões (prêmio destinado ao segundo colocado). Na despedida do técnico interino Alberto Valentim, o Verdão fez um primeiro tempo desastroso, mas acabou sendo beneficiado pelos resultados dos concorrentes. O Grêmio, com os meninos da equipe reserva, perdeu de 4 a 3 para o Atlético/MG, no Independência; e o Santos não saiu de um empate frustrante por 1 a 1 com o Avaí na Vila Belmiro.
O Palmeiras levou três gols em pouco mais de meia hora de jogo: Ribamar, aos cinco; Ederson, aos 17; e Sidcley, aos 33, definiram cedo a vitória do Furacão. Um final de ano ruim para quem não conseguiu ganhar título e nem ter estabilidade na temporada toda.
A surpresa da última rodada foi a Chapecoense. Um ano depois da tragédia aérea, na qual morreram 71 pessoas em Medellín, a equipe catarinense alcançou o oitavo lugar do Brasileiro e estará na pré-Libertadores. Já o Atlético/MG depende de que o Flamengo seja campeão da Sul-Americana para ter vaga na principal competição continental.
Brasileiro
38ª rodada
Domingo, 3/12
Botafogo 2×2 Cruzeiro
Vasco 2×1 Ponte Preta
Santos 1×1 Avaí
São Paulo 1×1 Bahia
Atlético/MG 4×3 Grêmio
Atlético/PR 3×0 Palmeiras
Sport 1×0 Corinthians
Vitória 1×2 Flamengo
Atlético/GO 1×1 Fluminense
Chapecoense 2×1 Coritiba
Campeão
Corinthians
Libertadores
Corinthians
Palmeiras
Santos
Flamengo
Vasco
Chapecoense
Grêmio (*)
Cruzeiro (**)
Atlético/MG (***)
Sul-Americana
Atlético/MG
Botafogo
Atlético/PR
Bahia
São Paulo
Fluminense (****)
Rebaixados
Coritiba
Avaí
Ponte Preta
Atlético/GO
*Campeão da Libertadores
** Campeão da Copa do Brasil
*** Se o Flamengo for campeão da Sul-Americana
**** Joga a Sul-Americana se o Atlético/MG for para a Libertadores