SÉRIE B: Ameaça ao sonho do Oeste
A vitória do Paraná por 1 a 0 diante do Vila Nova, terça-feira, em Curitiba, aumentou a necessidade do Oeste no jogo com o Brasil amanhã na Arena Barueri, em Barueri, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. O time de Itápolis ficou a seis pontos do quarto colocado, o Ceará. Se não vencer, o Oeste fica distante do sonho de acesso à primeira divisão nacional.
Com boa campanha nesta temporada, o Oeste é o sexto colocado, com 49 pontos. Se vencer, o time treinado por Roberto Cavalo ganha uma posição e, na pior das hipóteses, volta a ficar quatro pontos do G-4. Como o Ceará enfrenta o Internacional, em Porto Alegre, a chance é grande de ficar a três pontos do quarto colocado. Mas para isso, repito: é preciso vencer o Brasil.
De qualquer forma, o Oeste já realiza campanha histórica no Brasileiro da Série B. Nunca alcançou uma posição tão alta assim na tabela de classificação desde que chegou à segunda divisão nacional em 2013. Seu melhor desempenho foi em 2014, quando somou 48 pontos, mas ficou em 15º lugar – mesma colocação do ano anterior, com 46.
Nos dois últimos anos, o Oeste beirou à zona de rebaixamento, ficando no limite: 16º lugar, com 44 e 41 pontos, respectivamente. Nesta temporada, o time já afastou completamente o risco de cair para a Série C e ainda se permite sonhar com o acesso à primeira divisão.
DESTAQUE – O principal destaque do time é Mazinho. O meia, de 30 anos, que jogou no Palmeiras, é o artilheiro da competição, com 15 gols. Tem três de vantagem sobre o segundo colocado, Henan, do Figueirense. A ausência na partida desta sexta-feira é o volante Betinho, que foi expulso no empate por 0 a 0 com o Vila Nova na rodada passada. Lídio deve ficar com a vaga.
A provável escalação do Oeste: Rodolfo; Daniel Borges, Joilson, Leandro Amaro e Guilherme; Wilson Matias, Lídio, Índio, Danielzinho e Mazinho; Gabriel Vasconcelos ou Robert.