SÉRIE B : América comemora o bicampeonato
Time mineiro desbanca favoritismo colorado e volta à elite como campeão
O América-MG passa a integrar, com o título conquistado no sábado, uma lista de bicampeões da Série B do Campeonato Brasileiro. O Coelho é o sexto clube na história a conquistar a competição duas vezes. Antes dele, apenas Goiás, Coritiba, Paysandu, Paraná e Palmeiras haviam erguido a taça em duas edições do torneio.
O primeiro título do América-MG foi alcançado em 1997. No quadrangular final, o time comandado por Givanildo de Oliveira superou Ponte Preta, Náutico e Vila Nova-GO. O Coelho somou 13 pontos. Em segundo lugar ficou a Ponte, com 11. Tupãzinho foi o artilheiro da competição, com 13 gols.
Em 2017, o América-MG atropelou o favoritismo do Internacional para ganhar novamente a Série B. Sob direção de Enderson Moreira, o time somou 73 pontos, dois a mais que o Inter. A conquista foi selada no sábado, com a vitória sobre o CRB, no Independência, por 1 a 0, na rodada final da Série B. O capitão Rafael Lima foi o autor do gol do título. Mais de 22 mil pessoas foram ao Horto participar da festa, número que quebrou o recorde de público do estádio.
Na campanha deste ano, o América-MG acumulou 20 vitórias e 13 empates. Foram apenas cinco derrotas. O ataque mineiro balançou as redes 46 vezes, e a defesa sofreu 25 gols. O artilheiro da equipe foi o atacante Bill, com nove bolas na rede.
JUSTIÇA – No inicio do Campeonato Brasileiro da Série B, todos os olhos estavam voltados para Internacional e a expectativa de conquistar o torneio com facilidades ao término de 2017. O América-MG, entretanto, superou tudo, inclusive a menor capacidade financeira e levou o título para sua galeria de troféus. E o técnico campeão da segundona 2017 destacou que a taça coroa a melhor equipe da Série B.
“Ninguém tem dúvida que foi merecido Na minha concepção é a melhor equipe do campeonato, que, jogou em casa e fora do mesmo jeito. O torcedor tem que comemorar muito”, disse Enderson Moreira após a vitória suada sobre o CRB que deu o troféu ao time mineiro.
O treinador alviverde, inclusive, admite que sabia, no inicio do torneio, que o América teria mais dificuldades que o Internacional, no entanto, comemorou terminar a temporada com o título.
“A gente sabe que a dificuldade seria muito maior, mas são detalhes, por isso que o futebol é apaixonante. Ele faz com que grandes investimentos não garantam e possam dar conquistas para equipes que tem investimentos menores”, salientou.
Inter erra muito e fica vice
Os tropeços principalmente em casa, no Beira-Rio, foram determinantes para o Internacional deixar escapar o título de campeão brasileiro da Série B. Envolto na falta de convicção diretiva, o colorado gaúcho não soube vencer confrontos contra adversários teoricamente de um escalão muito abaixo da sua história. Em alguns momentos na reta final da competição, o time vermelho chegou a manter boa vantagem sobre clubes como o América, que acabou campeão, mas tropeçou nos seus muitos erros e viu o título ser comemorado pelos mineiros.
Na sábado, apesar da vitória por 2 a 0 sobre o Guarani, o time gaúcho encerrou a participação na Série B atrás do Coelho. E retorna à elite nacional como vice-campeão.