SÉRIE B : Brasil é derrotado pelo Brusque e alcança jejum de 15 jogos
Por: Henrique König
O Xavante estreou o técnico Jerson Testoni na noite de quarta-feira (29) e perdeu pelo placar de 2×0. O Brusque abriu o placar com Diego Mathias, na arrancada do segundo tempo e Garcez completou o marcador no fim. Com mais um resultado negativo, o Brasil chegou a 15 jogos de jejum, marca negativa para a história rubro-negra, superando as 14 partidas de 2009. Na tabela da Série B, o Xavante é lanterna com 16 pontos. O Brusque FC de Waguinho Dias deixou o Z4 e tem 29.
O Brasil teve os desfalques do goleiro Matheus Nogueira, do zagueiro Ícaro e do volante Diego Gomes, lesionados, além de Erison, com terceiro cartão. Em sua estreia, Jerson oportunizou a volta de Junior Viçosa como centroavante.
No primeiro tempo, lançamento da direita para entrada de Garcez na área, ele finalizou por cima em grande chance. Aos 29 minutos, cruzamento da direita no ataque xavante, Junior Viçosa chegou um pouco atrasado e não conseguiu concluir. O Brasil chegou a pressionar com bom avanço pelas pontas, incomodando a dupla de zaga do Brusque. Apesar da boa movimentação, faltava a qualidade para colocar a bola na rede, justificando o Xavante ter o pior ataque da competição.
Aos 45 minutos, na última bola do primeiro tempo, confusão na entrada da área do Brasil e a chance sobrou para Nonato, que mandou a bomba e acertou no travessão. O jogo foi para o intervalo no 0x0.
O gol foi na arrancada do segundo tempo. Lateral cobrada com pressa, avanço pelo corredor direito de defesa do Xavante, cruzamento no fundo de campo, Marcelo deu um tapinha na bola e ela sobrou para Diego Mathias estufar as redes: 1×0 para o Brusque. Uma confusão se formou na arquibancada atrás da meta. A torcida cobrava pela péssima temporada do clube. O jogo seguiu e o Brusque finalizou uma bola na trave do goleiro Marcelo.
Os catarinenses estavam melhores. Antes dos 20’, Jerson colocou Renatinho na vaga de Rildo e Poveda no lugar de Viçosa. Vidal cruzou aos 27’, Rone finalizou de primeira e Ruan espalmou para salvar. No escanteio da esquerda, Héverton cabeceou, Arthur completaria embaixo das traves, mas acabou mandando a bola no travessão, de forma inacreditável. Nada apagaria mais uma rodada sem vencer no Bento Freitas.
Aos 45’, Jhon Cley deu assistência para Garcez, que tirou de Marcelo e fez um golaço para dar números finais ao jogo. Bela jogada e 2×0 no placar.
INJÚRIA RACIAL: durante a confusão ao sair o primeiro gol do Brusque, um torcedor teria ofendido atleta da equipe catarinense de maneira racista. Torcedores ajudaram na identificação do sujeito e ele foi levado pela Brigada Militar. Dependendo da condução da investigação do episódio, o Diário da Manhã atualizará o leitor sobre a punição para o indivíduo ou algum envolvimento do Grêmio Esportivo Brasil com a situação.
FICHA TÉCNICA: BRASIL 0x2 BRUSQUE
BRASIL: Marcelo; Vidal, Arthur Henrique, Héverton e Kevin; Wesley (Romulo), Bruno Matias, Rildo (Renatinho), Netto, Caio Rangel (Rone) e Junior Viçosa (Poveda). Técnico: Jerson Testoni.
BRUSQUE: Ruan Carneiro; Toty, Ianson, Everton Alemão e Marcelo; Nonato (Diego Mathias), Rodolfo, Zé Mateus, Garcez, Thiago Alagoano (Jhon Cley) e Edu (Tony). Técnico: Waguinho Dias.
- ÁRBITRO: Jonathan Antero Silva (RO), Márcia Caetano (RO) e Valdebranio da Silva (RO).
- GOLS: Diego Mathias (6’/2º) e Garcez (45’/2º)
- Partida válida pela 27ª rodada da Série B do Brasileiro, no Bento Freitas.