SÉRIE B : Brasil produz pouco e sofre mais uma derrota
Com mais uma atuação fora de casa sem força ofensiva, o Brasil perdeu para o ABC por 1 a 0, nesta terça-feira, no Frasqueirão, em Natal, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. O resultado recuperou um adversário da zona de rebaixamento, que vinha de oito derrotas seguidas na competição.
O Brasil não teve força ofensiva. Os meias Juninho e Wagner não conseguiram reter a bola no campo de ataque – um problema que se repete em jogos fora de casa. Assim, o ABC foi superando sua insegurança (após oito derrotas seguidas) e começou a atacar, especialmente pelo lado direito com o ousado lateral Bocão. Foi dele que saiu o cruzamento, aos 44 minutos, que Gegê, de cabeça, mandou a bola para rede.
As principais conclusões a gol foram da equipe potiguar. Primeiro numa cobrança de falta, que a bola passou perto da trave. Depois, quando já vencia por 1 a 0, Levy bateu de longe e Pitol teve dificuldade para mandar a bola em direção à linha de fundo. Sem força de ataque, o técnico Clemer resolveu mudar a equipe: tirou Rodrigo Silva e promoveu a entrada do estreante Cassiano.
O Brasil seguiu sem força ofensiva. Clemer fez mais duas modificações antes da metade do segundo tempo, colocando Misael (mais um estreante) e Aloísio nos lugares de Wagner e Nem, respectivamente. O ABC continuou finalizando mais, embora errando o alvo. Se o time de Natal tivesse um pouco mais de qualidade, a vantagem poderia ser bem mais ampla, pois chegava com muita facilidade pelos dois lados do campo.
A melhor chance de gol do Xavante só ocorreu aos 35 minutos. Itaqui deu a assistência para Juninho, mas o goleiro Edson impediu o gol, com grande defesa. O gol animou a equipe para a reta final do jogo, mas insuficiente para evitar a derrota.
VISITANTE – Virou rotina para o Brasil perder fora de casa. São quatro derrotas seguidas: América (3 a 0), Santa Cruz (3 a 0), Paraná (4 a 1) e ABC (1 a 0). Trocou o treinador, mas os problemas continuam sendo o mesmo: sem posse de bola ofensiva e defesa exposta aos contra-ataques do adversário. O Xavante está na 15ª posição, com 20 pontos. Pode perder uma posição nessa rodada, caso o Paysandu vença ou empate com o Ceará, sexta-feira, no Mangueirão. O ABC segue na penúltima colocação, com 15 pontos.
ABC
Edson
Bocão
Filipe
Cleiton
Levy (Arez)
Anderson Pedra
Márcio Bastos
Erivélton (Fessin)
Gegê
Dalberto (Túlio Renan)
Daniel Cruz
Técnico: M. Fernandes
BRASIL
Marcelo Pitol
Eder Sciola
Leandro Camilo
Evaldo
Breno
João Afonso
Nem (Aloisio)
Itaqui
Wagner (Misael)
Juninho
Rodrigo Silva (Cassiano)
Técnico: Clemer
Local: Estádio Frasqueirão, em Natal/RN
Árbitro: Heber Roberto Lopes (SC)
Assistentes: Carlos Berkenbrock (SC) e Helton Nunes (SC)
Cartões amarelos: Márcio Bastos e T. Renan (ABC); Breno e Juninho (B)
Gol: Gegê (44min do primeiro tempo)