SÉRIE B : Buscando equilíbrio com a tabela, Brasil recebe a Ponte Preta
Xavante quer vitória para manter-se fora do Z-4; Alvinegra de Campinas ainda não ganhou no campeonato
Por: Henrique König
Sexta-feira (25) de 7ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. O Xavante de Claudio Tencati recebe a Ponte Preta, no estádio Bento Freitas, duelo das 19h. O desafio é importante para manter-se fora da zona de rebaixamento. O Brasil está com 5 pontos, enquanto a Ponte é lanterna com apenas 2. Completando um mês de retorno a Campinas, o técnico Gilson Kleina enfrenta a pressão por resultados pela Macaca.
O Brasil segue muito desfalcado. Começa com dúvida na defesa, pois o experiente Leandro Camilo foi mal diante do CRB, na derrota por 2×1. Héverton pode ganhar nova oportunidade no time titular. No meio campo, Bruno Matias está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Porém, o meia Gabriel Terra retorna de suspensão. Outro jogador cotado para o setor é Paulo Victor, que se recuperou da covid-19.
“Eu preciso de vitórias, mas eu preciso de equilíbrio, de uma organização de equipe e estamos construindo isso. São situações pontuais que precisamos melhorar em alguns setores”, avaliou Tencati, sobre os gols sofridos.
O volante Denilson segue sem condições de atuar pelo Rubro-Negro. Ele passou por um problema gripal. A exemplo de Paulo Victor, o centroavante Junior Viçosa também passou pela covid-19, mas este ainda não tem condição física para atuar.
Sobre as opções ofensivas: “Luiz Fernando deve estar à disposição. O Torrão, por ser problema de lesão, ainda estamos analisando. Sobre o Terra, é fato que deve retornar à equipe. Sobre o Lucas Santos, ele no Vasco vinha apenas treinando, sem atuar por 90 dias, então foi para três jogos na sequência. No último, ele não teve a melhor condição física para suportar a partida. Mas tanto ele quanto o Terra são jogadores muito importantes na construção”, afirmou.
Sobre a adversária: “O Kleina tem equilibrado a equipe. A Ponte Preta está muito consistente. Começou melhor e apertou o Guarani no clássico. Contra o Cruzeiro, também estava melhor, mas sofreu um gol em lance de transição. Também empatou com Vasco e Operário. A gente não pode só olhar para tabela e definir alvos. A competição é extremamente complicada”, relatou sobre a Ponte. O treinador xavante ainda afirmou que a própria Ponte Preta chega a Pelotas mais inteira da viagem do que o Brasil, por conta da pesada logística na maratona de jogos. O Rubro-Negro veio de Maceió. Tencati sabe que o desgaste será constante na Série B.
“Não há tempo para treinar, não há tempo para ajustar, para criarem as afinidades em campo. Então é muito na base do diálogo”, concluiu.
FICHA TÉCNICA: BRASIL x PONTE
BRASIL: Matheus Nogueira; Vidal, Héverton, Ícaro e Kevin; Romulo, Gabriel Pierini, Gabriel Terra, Lucas Santos (ou Luiz Fernando), Fabricio e Ramon. Técnico: Claudio Tencati.
PONTE: Ygor Vinhas, Kevin, Ednei, Cleylton e Rafael Santos; Dawhan e Vini Locatelli; Josiel, Camilo (Renatinho) e Richard; Rodrigão. Técnico: Gilson Kleina.
- ÁRBITRO: Alisson Furtado (TO), com Fábio Pereira (TO) e Cipriano Sousa (TO)
- HORÁRIO: 19h00, no estádio Bento Freitas, em Pelotas
- Partida válida pela 7ª rodada da Série B do Brasileiro