SÉRIE B : De novo sem grande clube
Competição de 2019 será marcada pelo equilíbrio entre os médios
Pelo segundo ano consecutivo, a Série B do Brasileiro não terá a presença de um grande clube. Mais uma vez os protagonistas da competição serão os de porte médio – como os rebaixados Vitória, Sport, América/MG e Paraná. Os quatro entram nos lugares de Fortaleza, Avaí, CSA e Goiás que subiram para a primeira divisão.
Em edições anteriores – até 2017 – sempre tinham um clube grande, que entrava na competição como franco favorito. Só para ficar com os exemplos dos últimos anos, o Vasco foi o “grande” na Série B em 2014 e 2006. Neste ano esteve novamente ameaçado de rebaixamento, mas se escapou na última rodada do Brasileiro. O Botafogo foi o destaque em 2015 e o Internacional, em 2017.
Na última temporada nenhum grande esteve valorizando a Série B, porque os rebaixados foram os médios Coritiba, Ponte Preta, Atlético/GO e Avaí. Em 2018 caíram Vitória e Sport – clube acostumados na Série A, mas fora da elite nacional. América e Paraná fizeram um melancólico bate-volta na primeira divisão. Subiram num ano para cair no seguinte.
VEM DE BAIXO – Os promovidos da Série C são tradicionais Botafogo (Ribeiro Preto) e Bragantino; e os ascendestes Operário (Parará) e Cuiabá (Moto Grosso). O quarteto preenche as vagas abertas pela queda de Paysandu, Sampaio Correa, Juventude e Boa.
Série B
- América/MG
- Atlético/GO
- Botafogo/SP
- Bragantino/SP
- Brasil/RS
- Coritiba/PR
- CRB/AL
- Criciúma/SC
- Cuiabá/MT
- Figueirense/SC
- Guarani/SP
- Londrina/PR
- Oeste/SP
- Operário/PR
- Paraná /PR
- Ponte Preta/SP
- São Bento/SP
- Sport/PE
- Vila Nova/GO
- Vitória/BA