SÉRIE B : Desgaste é ameaça no Brasil
O Brasil terá tempo curto para se recuperar do desgaste do jogo com o Fortaleza. O próximo compromisso já será nesta terça-feira, às 21h30, contra o Criciúma, no Heriberto Hülse, em Santa Catarina. A delegação rubro-negra viajou na tarde de domingo, com destino à cidade de Criciúma, levando a expectativa de manter o bom aproveitamento como visitante desde a chegada de Rogério Zimmerman. Em três jogos, o time xavante venceu o Sampaio Correa e Ponte Preta e perdeu para o Londrina.
Sem desfalque por cartão amarelo, a escalação da equipe vai depender da avaliação física dos titulares, que tiveram um jogo de esgotamento físico e emocional na sexta-feira. Pelo menos duas alterações no segundo tempo contra o Fortaleza foram feitas em função do desgaste físico: Rafael Gava e Welinton Junior saíram por cansaço. O primeiro pela dedicação numa tarefa tática – inclusive, fazendo a cobertura pelo lado esquerdo para o apoio de Alex Ruan no primeiro tempo; e o segundo por ser a jogada de velocidade no ataque.
O Criciúma teve tempo para descansar e treinar. Sua última partida foi há uma semana: empatou em casa por 0 a 0 com o Oeste. A equipe catarinense está com 40 pontos – longe da zona de rebaixamento. A equipe não perde há sete partidas.
Concorrentes perderam na 30ª rodada
O Brasil perdeu, mas seus concorrentes diretos contra o rebaixamento também fracassaram na 30ª rodada. Desta forma, o time rubro-negro mantém a 15ª posição, com 34 pontos – três de distância para o primeiro do Z-4. O Juventude também fechou a rodada fora da zona de degola, mas está no limite, com apenas um ponto de vantagem sobre o CRB, o 17º colocado.
Dos cinco últimos colocados da Série B, o Sampaio Correa foi o único que venceu na rodada (1 a 0 no Figueirense), readquirindo a esperança de escapar do rebaixamento. Está a três pontos do Juventude, o primeiro fora do Z-4. A equipe caxiense tomou um gol no último lance da partida de sexta-feira e perdeu por 2 a 1 para o Coritiba. O Paysandu também foi derrotado: 1 a 0 para o CSA.
Para completar a rodada favorável ao Brasil (exceto ao seu jogo), o CRB foi derrotado pela Ponte Preta por 1 a 0 em Campinas.
Série B
30ª rodada
Terça-feira, 2/10
Sampaio Correa 1×0 Figueirense
Criciúma 0x0 CRB
Goiás 0x0 Londrina
CSA 1×0 Paysandu
Sexta-feira, 5/10
São Bento 1×0 Guarani
Brasil 0x1 Fortaleza
Avaí 2×0 Boa
Coritiba 2×1 Juventude
Sábado, 6/10
Atlético/GO 2×2 Vila Nova
Ponte Preta 1×0 CRB
31ª rodada
Terça-feira, 9/10
Paysandu x CRB
Criciúma x Brasil
Sexta-feira, 12/10
Juventude x Goiás
Atlético/GO x Sampaio Correa
CSA x Ponte Preta
Sábado, 11/10
Oeste x Guarani
Guarani x Avaí
Vila Nova x Boa
Figueirense x Coritiba
Londrina x São Bento