SÉRIE B : Enfim, Brasil fora do Z-4
Haverá dois confrontos diretos na sequência contra Londrina e CRB
O Brasil “respirou” pela última vez fora da zona de rebaixamento, após a 20ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, quando empatou por 1 a 1 com o São Bento em Sorocaba. Já na partida seguinte – empate com o Avaí em casa –, o time caiu novamente para o Z-4. A vitória de terça-feira contra o Sampaio Correa, em São Luís do Maranhão, permitiu que a equipe xavante voltasse a 16ª posição. Terá na sequencia dois confrontos diretos nesta luta contra o rebaixamento.
Depois de exatamente um mês sem vencer, o Brasil quebrou o jejum na rodada passada. Desta vez não houve profecia de que estava saindo do Z-4 para não mais retornar. Pelo contrário, a cartilha de Rogério Zimmermann manda que o discurso seja no sentido de alertar para situação complicada da equipe na tabela de classificação. “A situação é bem difícil. Estou preocupado e a torcida deve se preocupar junto comigo”, disse o treinador ao final do jogo no Maranhão.
Neste sábado, às 16h30, o Brasil reencontra o Londrina, no Estádio do Café, no interior do Paraná. O time londrino está com 30 pontos – apenas dois de distância da zona de rebaixamento. O Rubro-Negro necessita fazer sua parte e ficar de olho nos concorrentes: Juventude, que joga em casa como São Bento – também sábado; e Paysandu, que na sexta-feira recebe o Avaí em Belém do Pará.
O Juventude tem a mesma pontuação do Brasil (28 pontos), mas uma vitória a menos. O Paysandu está com 26. O CRB – também 28 – joga amanhã contra o Guarani em Maceió. Ou seja, o Brasil é o único dessa turma que jogará fora de casa nessa 26ª rodada.
Londrina ameaçado de novo
O Londrina sofreu um duro golpe em sua trajetória de recuperação na Série B do Brasileiro. O time tinha vencido três jogos nas últimas quatro rodadas. Na partida anterior foi impiedoso diante do Atlético/GO, goleando por 4 a 1. Só que na rodada passada foi a vez de o Tubarão sentir o sabor amargo de uma derrota por 4 a 1: goleada sofrida diante do CSA em Maceió. A consequência é a proximidade mais uma vez com a zona de rebaixamento.
“Acabou dando uma apertada novamente, e nós temos que continuar a nossa saída e recuperação. Temos que voltar dentro de casa e buscar a reabilitação” avaliou o técnico Roberto Fonseca. O Londrina já experimentou o Z-4 por duas rodadas (19ª e 20ª). A equipe faz uma campanha irregular, com momentos de altos e baixos. Um dos reveses do LEC foi diante do Brasil no primeiro turno, quando levou 3 a 0 no Bento Freitas.
Como outros clubes da Série B, o Londrina corre contra o tempo para dar mais opções no elenco ao treinador. Nesta quarta-feira, a diretoria do clube anunciou a contratação do meia Maylson, que estava no RB Brasil. O jogador foi revelado pelo Grêmio em 2010 e já jogou no Sport, na Portuguesa e na Chapecoense. O principal destaque do time é o atacante Dagoberto, que é o vice-artilheiro da Série B, com 10 gols – um a menos do que Lucão, do Goiás.
DESFALQUE – Itaqui levou o terceiro cartão amarelo e vai desfalcar o time do Brasil na partida de sábado, no Estádio do Café. A julgar pela substituição feita por Rogério Zimmermann contra o Sampaio Correa, quando necessitou substituir Itaqui, o escolhido para a vaga será Gilson. O também volante Michel Schmoller já teve o nome publicado no BID.